Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Frio favorece feridas e o ressecamento da pele; saiba como evitar

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI - BMANGIERI@JJ.COM.BR | 03/06/2018 | 17:00

A pele precisa de cuidados especiais ao longo do ano todo, mas no inverno esta atenção deve ser redobrada, já que o clima frio e o ar seco têm grande impaco na saúde e na qualidade da pele.

A estudante de Medicina Débora Pita Pedro conta que costuma ter a pele oleosa, mas que no inverno a situação se inverte. “Normalmente passo hidratante e protetor solar, mas no inverno uso ainda mais, especialmente após o banho. Se não fizer isso, parece que a pele piora”, diz. “Até as cutículas da unha ficam diferentes”.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos

No caso da fisioterapeuta Lívia Maria Siqueira, que já tem a pele seca, o inverno chega a criar manchas em seu rosto. “Eu tento me policiar para tomar mais água, passo óleo e evito sabonetes, que tiram ainda mais a oleosidade”, conta.

A dermatologista Valéria Campos explica que isso ocorre porque, além do clima frio, tomamos banhos mais longos e com a água mais quente no inverno. “A pele do rosto fica ressecada e avermelhada, enquanto os lábios podem rachar e até ter herpes. Já a pele do corpo fica seca e pode começar a coçar e evoluir para um eczema”, diz a médica.

Para evitar problemas, Valéria enviou ao Jornal de Jundiaí algumas dicas para esta época do ano. Confira:

1. ÁGUA E ALIMENTAÇÃO: Geralmente sentimos menos sede no inverno, mas o certo é intensificar o consumo de água. A alimentação também deve ser balanceada para fortalecer a imunidade, já que ficamos mais expostos a infecções nesta época.

2. EVITE BANHOS QUENTES: Segundo Valéria, o ideal seria fazer como os europeus e pular um dia ou outro de banho. “Como nossa cultura não aceita este comportamento, o ideal é tomar banhos mornos apenas uma vez por dia”, diz.

3. NADA DE SABONETES ALCALINOS: Sabonetes em barra costumam ser alcalinos e ressecam ainda mais a pele. Prefira sabonetes líquidos, que têm um maior potencial hidratante.

4. ABUSE DE CREMES E ÓLEOS: O certo é passar hidratante na pele seca logo após o banho, sem esfregar. “Este produto é indispensável. É necessário reaplicá-lo ao longo do dia”, diz Valéria. Os óleos não hidratam tanto, mas formam uma película protetora.

5. USE FILTRO SOLAR: Ao contrário do que muitos pensam, os raios UVB e UVA atingem a pele mesmo com nuvens e chuva. “Eles podem causar ainda mais danos nesta época do ano”, alerta a dermatologista.

6. ATENÇÃO AOS LÁBIOS: Mais do que o batom comum, o ideal é usar “lip balm” (batom hidratante), que contém protetor solar e manteigas.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/frio-favorece-feridas-e-o-ressecamento-da-pele-saiba-como-evitar/
Desenvolvido por CIJUN