Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Frutas fazem parte de rituais para atrair prosperidade e dinheiro

Mauro Utida . mutida@jj.com.br | 30/12/2017 | 10:43

[vc_row][vc_column][vc_column_text]A virada do ano também é um momento especial para muitas pessoas fazerem pedidos: de amor, dinheiro, prosperidade, saúde, paz e união. E os pedidos vêm acompanhados de rituais que incluem roupas, cores e até comidas – a lentilha, por exemplo, está associada à prosperidade, bem como a uva e a romã.

O comerciante Fred Codarin, 45 anos, administra uma banca de frutas e verduras da família e conta que nesta época do ano já está até acostumado com a demanda de clientes que procuram por frutas utilizadas para as simpatias de Ano Novo, como a romã, que segundo a tradição popular atrai dinheiro, além da uva que dizem chamar prosperidade. “A procura neste ano está bem melhor do que a do ano anterior”, informa. Segundo ele, as vendas de Natal cresceram 20% em relação ao ano anterior.

A design Laura Colin Pereira, 23 anos, diz ser uma pessoa supersticiosa e revela que o hábito de seguir algumas crenças populares na virada do ano é uma tradição que foi repassada pela mãe. Todos os anos, ela segue alguns rituais para atrair dinheiro, prosperidade e sorte. Perguntado se está trazendo resultados, ela diz que sim. “Eu acredito e gosto de fazer”, declara.

O ritual de Laura inclui comer lentilha antes da virada, subir na cadeira e descer com o pé direito após a meia-noite e comer sete grãos de romã e guardar as sementes na carteira durante o ano, além de comer sete uvas. No dia seguinte, a design ainda toma banho de sal grosso e limpa a casa. O pai de Laura, o gerente de inspeção Claudemir Facio Pereira, 53 anos, apenas observa os costumes da esposa e da filha. “Em casa elas sempre fizeram, acredito ser uma crendice popular, um ritual tradicional, diferente de superstição”, diz.

Carnes para ceia
O açougueiro Márcio José Carbonari, 56 anos, diz que o movimento neste final de ano está melhor do que o mesmo período do ano passado. Segundo ele, as vendas de Natal foram 15% melhor do que em relação o ano passado e a procura por carnes para a ceia do Réveillon está aquecida. “Estamos vendendo bem, porém o movimento maior deve ser entre sábado e domingo”, informa.

De acordo com Carbonari, a carne suína é a mais procurada nesta época do ano, porém a demanda por carnes para churrasco também é alta, ele destaca a picanha tradicional e os espetinhos. “Apesar de as pessoas estarem cozinhando menos, pois muitos compram já prontas, ainda tenos uma procura grande por aqui”, informa.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/frutas-fazem-parte-de-rituais-para-atrair-prosperidade-e-dinheiro/
Desenvolvido por CIJUN