Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Funss: alunos participam de aula prática no Lar Galeão Coutinho

DA REDAÇÃO | 19/10/2018 | 20:24

Da teoria em sala de aula para a prática. Nesta sexta-feira (19), as alunas do curso de Cuidador Infantil, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), em parceria com o Senac Jundiaí, visitaram o Lar Galeão Coutinho, no bairro Anhangabaú, para atividades lúdicas com as crianças atendidas pela instituição. “Eu sinto que aprendi muito no dia de hoje. O contato direto com estes pequenos nos permite aplicar o que a apostila apresenta de uma forma muita mais real e humana”, disse Andréa Cristina da Silva, moradora do Jardim Tulipas. Entre a programação, oficina de brinquedos com artigos recicláveis, contação de histórias, cantigas e brinquedoteca. “Sou apaixonada por crianças e, há mais de cinco anos, trabalho de forma autônoma. Minha ideia, agora, é conseguir uma oportunidade em uma escola regular ou instituição”, explicou Andrea.

Sonia Maciel Neves dos Santos, de 42 anos, também gostou da atividade externa. Moradora no Jardim do Lago, ela procurou o curso para enriquecer a formação superior em pedagogia. “Meu sonho é cuidar não apenas da criança, mas da família com orientações fundamentais para o fortalecimento e o desenvolvimento de todos”, afirmou. O próximo passo, segundo ela, será a especialização em psicopedagogia.

O curso de Cuidador Infantil é uma realização da Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss), em parceria com o Senac Jundiaí. De acordo com a professora Érika Torres, a programação fora da sala de aula é fundamental para aproximar as alunas das necessidades das crianças. “Cuidar do próprio filho é uma situação completamente diferente daquela de cuidar do filho de outras pessoas. Por isso, a importância de se qualificar e aprimorar as técnicas”, explicou. O conteúdo programático compreende desde a gestação e a preparação da mãe para o parto e pós-parto, além da amamentação e o desenvolvimento infantil. “Depois do curso, elas estarão prontas para um mercado cada vez mais em expansão, podendo atuar em escolas, como contratadas em residências de famílias ou também de forma autônoma”.

Participaram das atividades com as alunas do Fundo Social, 60 crianças do Lar Galeão Coutinho, com idade entre 01 e 05 anos, atendidas em período integral ou em contraturno escolar. A coordenadora pedagógica, Nathália Losilla, aprovou a iniciativa: “O aluno que tem a oportunidade de vivenciar na prática agregará mais experiências e, certamente, será um profissional melhor e mais capacitado”. Segundo ela, esta é a primeira vez que a instituição abre as portas para uma atividade como esta. “Tudo aquilo que envolve criança deve ser realizado com cautela. Contudo, ficamos surpresos com a organização do grupo, que cumpriu todas as tarefas acordadas previamente. Acreditamos na importância desta ação do Fundo Social e, por isso, estaremos à disposição para contribuir na formação de novos profissionais sempre que nos for solicitado”, concluiu.

Foto: PMJ

Foto: PMJ


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/funss-alunos-participam-de-aula-pratica-no-lar-galeao-coutinho/
Desenvolvido por CIJUN