Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

FUNSS muda o foco e investe em capacitação

VINICIUS SCARTON | 13/12/2018 | 05:05

Com o propósito de contribuir para o fortalecimento das famílias, a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funss) oferece gratuitamente qualificação profissional, ampliando as chances dos interessados em retornar para o mercado de trabalho ou até abrir o próprio negócio.
Presidido por Vanessa Machado, o Funss estabeleceu parcerias com instituições de renome, como o Centro Paulo Souza, por meio de escolas técnicas, Fatec, Senac e Sebrae, entre outros cursos de qualificação profissional na cidade, sem onerar os cofres públicos.
Segundo a presidente do Funss, o projeto de capacitação tem gerado ótimos resultados. “Fico muito feliz quando encontro um ex-aluno e vejo que ele segue com mais oportunidade. Muitos retornam ao Fundo Social para contar que conseguiram uma vaga no mercado de trabalho ou que descobriram durante as aulas a vocação de empreender e ser dono do próprio negócio. Isso não tem preço”, destaca.
De janeiro a dezembro de 2017, o Funss ofereceu 2.106 vagas em mais de 50 cursos gratuitos de qualificação profissional. O número superou os anos de 2014, 2015 e 2016, quando foram disponibilizadas 945, 770 e 705 vagas, respectivamente.
O Funss oferece cursos em diversas modalidades, como: beleza, moda, gastronomia, informática, serviços, artes e música. Além disso, destacam-se entre as capacitações os cursos que permitem ao aluno um investimento inicial baixo e com retorno financeiro rápido, como nas profissões de eletricista, manicure e pedicure, cabeleireiro e corte e costura. Já o curso de padaria artesanal capacita o aluno para a preparação de 10 tipos de pães, feitos com vegetais e frutas, sendo um dos mais procurados no Funss.
De janeiro a dezembro deste ano já foram contabilizadas 5.122 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Através de um convênio entre a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Funss e o Senac de Jundiaí foi possível a descentralização de cinco cursos: auxiliar de cozinha, no bairro da Colônia; doceiro, no bairro da Vila Hortolândia; agente de limpeza, no bairro Morada das Vinhas e organizador de eventos, no Senac Jundiaí, atendendo a região da Vila Ana. Já no bairro Jundiaí-Mirim, também há o curso de pintura artística, próprio do Fundo Social, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação.
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, o desenvolvimento do município segue diretamente relacionado às oportunidades geradas à população. “Eu costumo dizer que uma boa cidade vai além das obras e construções de pontes, porque o município se desenvolve se as pessoas conseguirem avançar também. Por isso, entendemos que um bom lugar para morar e viver é aquele que gera oportunidade de emprego, que faz do cidadão protagonista da própria vida, que transforma talentos em recursos para gerar renda. Esta é a nova vocação do Fundo Social, que seguirá ainda mais forte como uma grande escola”, comenta Luiz Fernando.

VOLTA POR CIMA
A dona de casa Deise Cristina Penteado Matias, de 32 anos, concluiu em 2017 os cursos de padaria artesanal, confeiteiro, salgadeiro e culinária. Ela recorda que na época o marido tinha perdido o emprego na metalurgia e juntos participaram das capacitações promovidas pelo Funss.
Posteriormente, o esposo voltou a trabalhar em sua área de especialidade, mas recebe um terço de salário, comparado ao que ganhava no antigo emprego. Assim, ela segue na venda de pães e bolos feitos em casa para ajudar no orçamento familiar. “O retorno é positivo e futuramente pretendo ter um espaço próprio para vender meus pães e bolos”, afirma.
Já Maria Aparecida Lopes de Oliveira, 35 anos, afirma que passou por momentos difíceis em sua vida, com a perda de emprego e também de entes queridos, mas conseguiu dar a volta por cima, através dos cursos do Funss na área de beleza e estética.
Ela já abriu a própria MEI, comprou um cadeira de cabeleireiro e um lavatório. Atende em casa, mas a maioria de suas clientes solicita atendimento em domicílio. “A procura pelo meu serviço tem aumentado e no futuro sonho abrir o meu próprio estúdio de beleza”, ressalta.

T_mariafunss


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/funss-muda-o-foco-e-investe-em-capacitacao/
Desenvolvido por CIJUN