Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Fuvest abre 8.317 vagas para estudantes

THIAGO AVALLONE | 14/08/2019 | 05:01

Já estão abertas as inscrições para o vestibular 2020 da Fuvest que irá selecionar os candidatos para os cursos de graduação da Universidade de São Paulo (USP). Foram disponibilizadas 8.317 vagas, sendo 5.424 pela ampla concorrência, 1.857 para alunos de escola pública, e 1.036 para candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI) de escola pública. As inscrições se encerrarão no dia 20 de setembro e deverão ser feitas no site da Fuvest.

Os candidatos, que se preparam desde o começo do ensino médio para fazer o vestibular, nessa época do ano já estão ansiosos e com as melhores expectativas.

“Estou muito nervoso, ansioso, estudando demais pra ver se consigo o resultado quem tanto espero esse ano”, declara Davi Maia, no cursinho há dois anos em busca de uma vaga no curso de Medicina.

Sua colega de cursinho, Thalita Ferreira, que também quer cursar Medicina, esta há 3 anos estudando com o foco no vestibular. “Passo o ano todo estudando para chegar essa época e conseguir concluir meu objetivo, entrar na universidade”, explica a estudante.

A primeira fase do vestibular ocorrerá no dia 24 de novembro e a segunda fase será nos dias 5 e 6 de janeiro de 2020. Assim como no ano passado, a segunda fase terá dois dias de provas, e não mais três, como era antigamente.

A taxa de inscrição custa R$ 182. O boleto deverá ser gerado até dia 20 de setembro e o pagamento até no máximo dia 24 de setembro. Se o candidato não comparecer à prova, não haverá devolução do dinheiro.

A primeira fase acontece no dia 24 de novembro, os portões serão abertos as 12h30 e fecharão as 13h com duração de 5h.

No primeiro dia serão 90 questões de múltipla escolha, algumas interdisciplinares, de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química

A segunda fase acontece nos dias 5 e 6 de janeiro, quando os portões estarão abertos entre as 12h30 até 13h como na primeira fase, porém nesta fase a prova terá duração de 4h. No dia 5 os candidatos fazem a prova de português (10 questões) e redação; e bi dia 6, 12 questões de duas, três ou quatro disciplinas, de acordo com a carreira escolhida.

Para algumas carreiras, terão provas de Habilidades Específicas de caráter eliminatório e classificatório.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/fuvest-abre-8-317-vagas-para-estudantes/
Desenvolvido por CIJUN