Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Gestão disponibilizará 520 novas vagas em creches municipais

KÁTIA APPOLINÁRIO | 11/03/2020 | 05:00

A fila para matricular crianças em creches municipais está cada vez menor e esta queda tem sido percebida a cada ano. De acordo com a Unidade de Gestão (UGE) em 2018 cerca de 2.384 pessoas aguardavam na fila por uma vaga. Em 2019 esse número caiu para 1953, o que significa uma queda de 18%. Este ano o número é ainda menor: são 1586 crianças de até três anos aguardando para ter a chance de estudar em uma unidade municipal.

A gestora da educação, Vasti Ferrari Marques, alega que em breve novas vagas serão disponibilizadas. Atualmente são 7,5 mil disponíveis nas 31 creches, porém ainda não é suficiente para atender a demanda da cidade. “Além do processo de reorganização de matrículas foram reformadas escolas e abertas mais salas para crianças de três anos. Também ampliamos o número de vagas contratadas para o período parcial em alguns bairros. Estamos finalizando a inauguração de uma nova creche no bairro Residencial Jundiaí, a qual vai gerar 120 vagas, mas ainda temos um projeto de reformar o antigo prédio da UBS Novo Horizonte para o atendimento de 400 crianças em período parcial”, ressalta.

A ESPERA
A autônoma Mileize Beloti dos Santos, de 31 anos, é mãe da pequena Mirela, de um ano e 11 meses. Ela aguarda ansiosa por uma vaga principalmente para que possa trabalhar com mais tranquilidade. “Trabalho por conta própria e muitas vezes tenho reuniões nas quais não posso levar minha filha e não tenho com quem deixá-la”, explica a mãe, valendo-se de que o marido trabalha período integral e não há parentes na cidade.

A espera tangenciada pela necessidade de trabalhar faz com que muitas mães optem pelas creches particulares, como fez Mileize por um curto período. “Já cheguei a colocar a minha filha em uma creche particular por seis meses, mas as contas ficaram apertadas e no final do ano passado precisei cancelar a matrícula”, ressalta.

Enquanto a fila não anda, a confeiteira Janaína Gomes, de 39 anos, optou por um trabalho que possa realizar em casa para poder cuidar de suas duas filhas, de dois e três anos de idade respectivamente. “Dei entrada no pedido em março de 2019 através do site da Prefeitura de Jundiaí. Minha filha mais velha ficou nove meses na espera, mas conseguiu uma vaga. A mais nova aguarda há pelo menos um ano”, conta Janaína.

Há também quem recorra à justiça. Foi o que fez Denise Ferreira, de 29 anos, após ficar um ano na fila de espera por uma vaga.”Abri um processo junto à Defensoria Pública e então deram um prazo de 60 dias para que a prefeitura disponibilizasse uma vaga e, para a minha surpresa, em 20 dias tive um retorno”, comemora.

Para ela, pagar uma creche particular era algo fora de cogitação. “O orçamento mais barato que eu consegui para meio período foi R$1,8 mil”, alega.

INSCRIÇÕES
Para as mães que pretendem colocar seus filhos nas creches municipais, as inscrições já estão abertas. Para realizar o procedimento basta fazer um cadastro no site da Prefeitura de Jundiaí, seguido da inscrição para a lista de espera que também pode ter seu andamento consultado on-line pelo nome da escola ou da criança. Mais informações podem ser conferidas através do link https://jundiai.sp.gov.br/educacao/creches/novas-inscricoes-creches.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/gestao-disponibilizara-520-novas-vagas-em-creches-municipais/
Desenvolvido por CIJUN