Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

GMJ orienta crianças e adultos sobre os perigos do cerol

DA REDAÇÃO | 05/08/2019 | 19:38

Uma das brincadeiras preferidas pela criançada durante o ano todo, principalmente nas férias, é empinar pipa. Mas por outro lado, a linha de pipa com cerol é mais um dos problemas enfrentados por pessoas que usam motocicletas para o trabalho ou lazer. Buscando ampliar a sua atuação com ações educativas criteriosamente elaboradas, a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), por meio da Ronda Escolar – Anjos da Guarda, apresenta nas escolas o Projeto Pipa do Bem.

Coordenada pelo GM Cristiano – responsável pelas equipes do período matutino no patrulhamento comunitário – a Ronda Escolar retomou suas atividades neste segundo semestre letivo, levando inicialmente orientação e muita informação para as crianças da EMEB Profª Maria Angélica Lorençon, no bairro do Corrupira: Educação Infantil, 1º e 4ºs anos do Ensino Fundamental. A ação dos Anjos da Guarda contribui efetivamente para a prevenção: no primeiro semestre de 2018 foram registrados 11 atendimentos/abordagem envolvendo pipa e linha com uso indevido de cerol. Já em 2019, até o presente momento nada foi registrado.

“O Projeto Pipa do Bem foi realizado em anos anteriores nesta unidade e conquistou grande estima da equipe escolar e da comunidade, assim como a parceria de longa data junto à Guarda Municipal. Nossa região é cortada por rodovias e costumeiramente encontramos nossos alunos correndo atrás de pipas ou em locais perigosos, como em telhados e lajes, se expondo a grande risco. Também é presente a cultura do cerol e da linha chilena que torna a brincadeira mais competitiva, entretanto colocando a segurança e a vida de quem brinca e de terceiros em risco. O projeto conscientiza a criança sobre formas de prevenir acidentes, brincando de forma segura. O Pipa do Bem oferece a oportunidade para que os alunos aprendam a cuidar de si e dos outros, além de torná-los multiplicadores de boas ações”, destaca a diretora da unidade escolar, Priscila Joanico.

A Guarda Municipal lembra que é importante informar ou mesmo fazer denúncia sobre o uso indevido da linha, principalmente os locais que comercializam ilegalmente: basta fazer contato pelos telefones 153 – Disque Emergência, a ligação é gratuita; ou 4492-9060, no Centro de Operações Táticas (COT). A viatura mais próxima ao local do fato estará se deslocando para as devidas providências.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/gmj-orienta-criancas-e-adultos-sobre-os-perigos-do-cerol/
Desenvolvido por CIJUN