Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Graduação a distância em tempos de coronavírus: conheça a importância de escolher bem a instituição de ensino

PUBLIEDITORIAL | 18/06/2020 | 20:50

Diante da pandemia de covid-19 e a impossibilidade de aulas presenciais nas escolas e universidades em todo o país, a educação a distância (EAD) vem sendo uma saída para quem não quer deixar de estudar. Conheça quais pontos devem ser levados em consideração na hora de escolher uma instituição de ensino superior.

Vantagens da EAD

A possibilidade de fazer uma graduação sem o deslocamento físico e a flexibilidade do tempo, permitindo que o estudante tenha autonomia em escolher onde e quando se dedicar aos estudos, estão entre os fatores que levam alunos a optarem por essa modalidade de ensino. Além do fator financeiro, já que cursos de graduação EAD costumam ter mensalidade menores comparadas ao mesmo curso na modalidade presencial.

Escolha com cuidado

Na hora de escolher é importante avaliar não apenas o curso, como também a instituição de ensino onde se pretende estudar, afinal, o diploma virá atrelado ao nome da instituição. Além disso, ao investir tempo, esforço e dinheiro em um curso é esperado fundamentalmente um ensino de qualidade. Então, pesquise sobre a instituição de ensino, conheça a modalidade EAD oferecida e o conteúdo do curso, também busque saber sobre a qualificação dos seus futuros professores, lembrando que boas instituições de ensino superior contam com bons números de professores mestres e doutores.

Outro fator importante a se considerar na escolha de uma instituição de ensino superior EAD é o polo de apoio presencial. Na sua cidade deve haver um polo onde você possa fazer suas atividades presenciais como provas e possa encontrar com o tutor presencial do seu curso. Entre em contato com o polo e converse com o tutor do seu curso, tire todas as suas dúvidas sobre o curso, sobre a instituição e a modalidade EAD antes de se inscrever.

Diploma

O diploma de um curso de graduação EAD tem o mesmo valor de um diploma de um curso de graduação presencial se feito em uma instituição de ensino autorizada pelo MEC. Aí, mais uma vez, a importância na escolher.

Stephanie Franco da Silva, coordenadora do Polo Mackenzie Jundiaí, diz: “Na Universidade Presbiteriana Mackenzie não há diferenciação entre o diploma de alunos aprovados pela modalidade presencial ou pela modalidade EAD, uma vez que o documento tem a mesma validade e o mesmo reconhecimento. É o mesmo diploma.”

Polo Mackenzie Jundiaí

Jundiaí conta desde 2018 com um Polo Mackenzie no Centro da cidade. Alunos de graduação e pós-graduação da Universidade fazem suas provas e atividades presenciais na cidade com tutores qualificados e contratos pela própria instituição.

A Universidade Presbiteriana Mackenzie é uma instituição de ensino superior privada que está entre as melhores do Brasil. Atuante há 150 anos, tornou-se uma das instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do país.

Segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) de 2019, a Mackenzie lidera ranking entre as instituições privadas do Estado de São Paulo. É a 1º no quesito de Inovação, ficando em 2º lugar nos quesitos Pesquisa, Ensino e Mercado.

No Índice Geral de Cursos (IGC), instrumento do MEC para avaliar a qualidade das instituições de ensino superior, a Universidade Presbiteriana Mackenzie ficou com nota 4 (de 5), tendo 23 de seus cursos avaliados pelo RUF 2019.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/graduacao-a-distancia-em-tempos-de-coronavirus-conheca-a-importancia-de-escolher-bem-a-instituicao-de-ensino/
Desenvolvido por CIJUN