Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Grendacc agora tem especialista em arritmia cardíaca

DA REDAÇÃO | 13/11/2018 | 14:04

Você já ouviu falar em arritmia cardíaca na infância ou na adolescência? Embora seja de difícil diagnóstico, o quadro não é tão raro quanto se pode pensar e necessita de acompanhamento médico rigoroso. O profissional responsável pelos cuidados médicos com esses pacientes é o cardiologista e ritmologista pediátrico – uma das mais novas especialidades oferecidas aos pacientes do Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer).

Segundo explica a ritmologista pediátrica e cardiologista Carolina Morasco Geraldini Porto, a especialidade é raramente encontrada, inclusive em Jundiaí, sendo assim mais um dos diferenciais oferecidos pelo Hospital da Criança. De acordo com Carolina, são muitos os tipos de arritmias na infância e adolescência, sendo que algumas delas são curáveis, enquanto outras são passíveis de controle. Podem ocorrer em corações estruturalmente normais ou em corações com malformações congênitas.

As mais comuns são diagnosticadas logo que a criança começa a falar. “Nessa idade temos um paciente que relata mal-estar, dor no coração ou diz que bate rápido demais. Exames simples como eletrocardiograma e holter 24 horas são capazes de identificar as chamadas taqui ou bradiarritmias”, explica a médica.

Já as canalopatias são mais raras e com risco de morte súbita. O diagnóstico pode ser feito desde o período neonatal até na adolescência. “Embora não haja cura, há o controle, com qualidade de vida”, reforça a médica.

T_grendacc_especialista


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/grendacc-agora-tem-especialista-em-arritmia-cardiaca/
Desenvolvido por CIJUN