Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Grupo de avós se une para dividir vivências e experiências

MARIANA CHECONI | 18/02/2020 | 08:00

Com o objetivo de unir os avós e os netos em uma vivência familiar dentro do ambiente escolar, a Ápice Eleva, localizada no Centro de Jundiaí, realiza pelo terceiro ano o projeto “Meus Avós são Nota 10”. A iniciativa abrange os vovôs e vovós de todos os alunos da escola que queiram participar dos encontros realizados uma vez, exceto em julho e dezembro, por conta das férias.

O primeiro encontro do ano aconteceu na tarde de ontem (17), onde eles tiveram a oportunidade de se conhecerem e participar de uma dinâmica em grupo. Na ocasião puderam conhecer os temas e assuntos que serão tratados ao longo do ano. A tarde terminou com um café da tarde recheado.

De acordo com a diretora da escola, Julianne Chistine Peciotto, em anos anteriores, o projeto atraiu cerca de 110 avós em alguns encontros. “Eles gostam bastante. É um momento de conhecer a escola e participar ainda mais da vida dos netos”, afirma.

Mantenedora da escola e também avó de aluno, Maria Aparecida Palma (Dona Cidinha) falou sobre envelhecimento e a importância de levar essa fase da vida como algo natural. “Todos vamos envelhecer. É importante que isso seja tratado de forma natural, que seja conversado entre nós. Envelhecer não significa ter que parar de fazer alguma coisa. Pelo contrário. Temos que continuar saindo, organizar passeios e falar sobre esses assuntos, que muitas vezes não são bem tratados”, disse, como um recado de boas-vindas a todos presentes.

Rose Zichel é avó de Bernardo, de 2 anos. Ela foi a todos os encontros. “Eu acho essa ideia da escola muito boa. A gente participa da vida deles nessa fase, conhece o ambiente que eles passam uma boa parte do dia”, conta.

Rose ressalta que os netos ficam muito contentes com essa participação. “Os netos chegam dizendo empolgados ‘‘minha vó foi na escola hoje’. Além disso, é uma maneira de discutirmos assuntos pertinentes a nossa idade, que não são retratados em todos os lugares. Aqui temos essa liberdade”, ressalta.

Programação
2/03 – Minha memória está ruim. Será que é Alzheimer°? – Fernanda Rezende (Geriatra).
6/04 – Arteterapia e seus Benefícios (Dinâmica) – Juliana Ohy (Neuropsicóloga e Arteterapeuta)
4/05 – Como evitar e tratar a depressão na terceira idade – Nuria Margalef (Geriatra)
8/06 – Yoga para idosos – Érica Brugnollo (Instrutora de Yoga e Meditação)
3/08 – Prevenção de Quedas e Manutenção da Autonomia – Maite Margalef (Fisioterapeuta)
14/09 – Meditação e seus benefícios – Marisa Codarin (Instrutora Sênior em Mindfulness)
5/10 – Palavras e Memórias (Dinâmica) – Paloma Savioni Berni (Fonoaudióloga)
9/11 – O Envelhecimento e a importância da convivência social – Juliana Ohy (Neuropsicóloga e Arteterapeuta).


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/grupo-de-avos-se-une-para-dividir-vivencias-e-experiencias/
Desenvolvido por CIJUN