Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Grupo de Jundiaí desenvolve novo aplicativo de transporte

VINICIUS SCARTON | 26/10/2018 | 14:00

Jundiaí terá um novo aplicativo de transporte de passageiros. Idealizado por jundiaienses, a Number será uma nova concorrência para o segmento e o seu lançamento está previsto para daqui 30 dias. De acordo com o presidente da cooperativa, Fernando Barros, o aplicativo está em desenvolvimento. “Quanto ao processo de legalização, a empresa entrará com a documentação na prefeitura na próxima semana, em conformidade com o decreto municipal”, afirma.

Sobre as exigências municipais, que têm dificultado a habilitação da Uber (leia mais ao lado), Fernando diz que a Number deseja se regularizar, conforme as negociações entre a prefeitura, motoristas e empresa. “Entre as exigências, os motoristas e empresa do segmento aguardam definições a respeito do próprio decreto municipal, com relação ao tempo de utilidade do veículo, as vistorias e os impostos que deverão ser cobrados por parte do município para inscrição dos motoristas, visando a regularização na prefeitura”, informa.

A Number, explica Fernando, é uma cooperativa de transportes por aplicativo e o início de suas atividades contará com a atuação de aproximadamente 100 motoristas. “A maioria deles é de Jundiaí”, afirma.

DIFERENCIAIS
O novo modelo terá como diferenciais para o usuário a chamada pelo WhatsApp, telefone fixo, telefone celular, o site, além da plataforma de aplicativo, com tarifas mais atraentes. “O novo mecanismo facilitará a utilização de idosos e pessoas com dificuldade para acessar a internet pelo telefone celular”, comenta.

Já para o motorista que pretende ingressar na plataforma, o presidente da Number explica que uma das principais vantagens será a ausência de cobrança por corrida. “A Number realizará uma única cobrança diária no valor de R$ 10. Além disso, a plataforma terá diferenciais de segurança e o motorista terá a liberdade de seguir atuando com outros aplicativos paralelamente”, detalha.

Para atrair motoristas para o novo aplicativo, Fernando ressalta que o trabalho com as redes sociais será fundamental. “A atuação de início será em Jundiaí e Região, visando para o futuro a expansão do trabalho para outras cidades e território nacional. Nosso propósito é beneficiar a classe dos motoristas e a população”, frisa o presidente.

99 Taxi é a única cadastrada

Questionada sobre habilitação de novos aplicativos na cidade, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, informa que, até o momento, apenas a empresa 99Taxi apresentou a documentação necessária para atuar legalmente no serviço de transporte por aplicativo em Jundiaí, conforme Decreto Municipal que regulamenta o serviço na cidade, em conformidade com a Lei Federal. A prefeitura ressalta ainda que qualquer empresa interessada pode solicitar o credenciamento a qualquer momento.

Quanto a Uber, segundo a prefeitura, a situação continua a mesma, ou seja, sem credenciamento na cidade. No dia 25 de agosto, a Uber emitiu um comunicado oficial demonstrando os pontos de discordância com o decreto municipal. A empresa citou a contrariedade com a obrigatoriedade de usar identificação visual sem modelo definido; a exigência de comprovante de residência; bem como de fotografia 3×4; proibição de trabalhar com veículos acima de 5 anos; obrigação de se cadastrar no Cadastro Fiscal Mobiliário; pagamento de taxa de fiscalização da licença para localização e funcionamento em horário normal e especial; obtenção de um alvará de licença; obrigação de participar de curso de formação; entre outras exigências.

NUMBER NOVO APLICATIVO DE TRANSPORTE PARTICULAR FERNANDO BARROS PRESIDENTE DA COORPORATIVA


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/grupo-de-jundiai-desenvolve-novo-aplicativo-de-transporte/
Desenvolvido por CIJUN