Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Grupo reúne famílias adotivas para dividir suas experiências

BÁRBARA NÓBREGA MANGIERI | 30/08/2018 | 05:20

Teles Aparecido Manoel e sua mulher, Lizandra, sempre quiseram ter um casal de filhos. A ideia era ter um biológico e adotar outro do sexo oposto, mas depois de algumas gravidezes frustradas, o casal decidiu adotar os dois. “Ficamos cerca de quatro anos na fila de espera e, nesse meio tempo, resolvemos adotar três”, lembra. Hoje, eles pensam em adotar mais um. “Ou dois”, dizem.

Ele conta que a rotina do casal mudou drasticamente depois da chegada dos pequenos, mas que a adaptação deles na família foi rápida. “Tudo fluiu muito bem e foi como se eles sempre tivessem vivido com a gente”, diz. Mas nem todas as famílias têm tanta facilidade de criar laços com os filhos adotivos. “Na verdade, nós adultos é que complicamos as coisas”, opina. É por isso que o Grupo de Apoio à Adoção de Jundiaí (GAA Semente) vai realizar, neste domingo (2), a segunda edição do “Varal de Histórias: encontro de famílias adotivas”. A ideia é que as famílias compartilhem suas dificuldades, conquistas e estratégias.

Teles pretende comparecer. “Compartilhar as histórias gera crescimento, nos faz perceber que tudo tem seu tempo e um porquê. Evoluímos e ajudamos outras pessoas a evoluir”, comenta. A diretora da entidade, Ana Maria Carrara Quaggio. explica que o evento trará uma série de atividades para facilitar essa troca de experiências. As famílias são convidadas a levarem suas cestas de piquenique, com toalha, comes e bebes, além de fotos, objetos, frases ou cartas que ajudam a contar suas histórias. “É importante que as famílias convivam com semelhantes que tenham passado pelas mesmas situações”, reflete.

Serviço
Data: 2/9, domingo
Horário: das 8h30 às 14h
Local: Emeb Glória da Silva Rocha, rua Tapajós s/n, Vila Cristo Redentor, Jundiaí.

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/grupo-reune-familias-adotivas-para-dividir-suas-experiencias/
Desenvolvido por CIJUN