Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

História de Jundiaí será contada em depoimentos

DA REDAÇÃO | 20/10/2018 | 06:02

A Rede TVTEC realizou na manhã desta sexta-feira (19) a terceira gravação do projeto “E por mim também Jundiaí se fez grande”, que fará parte do acervo das Unidades de Cultura por meio da Diretoria de Patrimônio. O convidado da vez foi o jornalista Jayme Martins.

Martins iniciou sua carreira na década de 1950 como locutor de rádio em Marília. Nos anos 60 trabalhou como Editor Chefe no jornal “O Jundiaiense” e como Chefe de Reportagem no jornal “A Última Hora” em São Paulo. Durante o período militar, Jayme se mudou para a China, onde trabalhou como editor de serviço de português na Rádio Internacional da China e foi correspondente do jornal “Estado de São Paulo”. Retornou ao Brasil em 1978 , quando começou seu trabalho na Prefeitura de Jundiaí como Coordenador de Planejamento. Foi dele a ideia inicial do projeto de despoluição do Rio Jundiaí, que constitui a menos bacia hidráulica do estado de São Paulo.Em 1989, deixou a Prefeitura para retornar à China, onde cobriu a Revolta da Praça da Paz Celestial o que lhe concedeu o prêmio Líbero Badaró de Jornalismo. Ao retornar novamente ao Brasil, Martins se tornou o Editor Chefe do jornal “Roda Viva”.

Na entrevista, ‘Seo’ Jayme, como é conhecido, contou um pouco de sua trajetória de vida, desde sua infância até o momento em que impactou a história de Jundiaí.

O projeto foi criado pela Unidade de Gestão de Cultura, por meio da Diretoria de Patrimônio, com a produção da TVTEC. Serão 22 entrevistas com profissionais e personalidades que fizeram parte do desenvolvimento da história da cidade. Para o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural, William Paixão, o projeto “E por mim Jundiaí também se fez grande” é de grande importância, pois fará parte do acervo histórico para futuras pesquisas que tiverem como objeto de estudo a história da cidade, porém de uma maneira diferente, contada do ponto de vista dos personagens que tiveram papel fundamental e decisivo na construção dessa história. “Graças à essas pessoas, Jundiaí tomou rumos que talvez, sem elas, não teria tomado” comenta Paixão, “Mais do que homenagear esses personagens, o projeto também visa proporcionar um acervo muito rico de pesquisa para o futuro. É um trabalho muito sério de geração de conteúdo”.

Foto: PMJ

Foto: PMJ


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/historia-de-jundiai-sera-contada-em-depoimentos/
Desenvolvido por CIJUN