Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Homem Pateta é a nova ameaça virtual

Nathália Sousa | 01/07/2020 | 05:00

O Homem Pateta, personagem que aparece no Facebook com o nome de Jonatan Galindo e envia mensagens a crianças com desafios, inclusive induzindo ao suicídio, tem tirado o sono dos pais. Com origem incerta, sabe-se apenas que no início as postagens feitas pelo suposto Jonatan eram em espanhol e algumas investigações apontam que o criminoso pode ser do México ou da Itália.

Independente da origem, pais precisam redobrar a atenção e ficar de olho no acesso das crianças. O psicólogo comportamental Vinicius Gonçalves alerta sobre a importância da monitoria dos pais para evitar o contato de crianças com este tipo de perfil. “Os pais precisam reaprender ou aprender a fazer essa monitoria. Não é permitir apenas o uso do Youtube Kids, por exemplo, ou usar sites que proíbam acessos. É preciso ficar de olho em todos os acessos. Eu aconselho que os pais participem ativamente da vida dos filhos, principalmente quando os desafios pedem sigilo dos pais.”

Rafael Henrique Pincela é pai de uma menina de seis anos e conta que procura controlar seu acesso. “Tento deixá-la o mínimo possível usando a internet. Eu e minha esposa procuramos distrai-la com brincadeiras manuais. Também a orientamos a sempre nos avisar caso esteja assistindo algo e apareça algum personagem estranho”, comenta.

A participação dos pais é essencial. “A criança é vulnerável e, quando estes personagens aparecem, com esse ar misterioso, isso atrai a atenção. Quando você tem uma comunidade dizendo que isso é legal, é provável que essa criança se envolva”, alerta Gonçalves.

Outras ameaças deste tipo já surgiram na internet, como a Baleia Azul, em 2017, e a Boneca Momo, no ano passado.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/homem-pateta-e-a-nova-ameaca-virtual/
Desenvolvido por CIJUN