Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Horto Santo Antônio prepara sistema de câmeras integradas

Guilherme Barros | 20/11/2019 | 05:00

Cansados de conviver com ondas de furtos e assaltos nos últimos anos, os moradores do bairro Horto Santo Antônio se mobilizam agora para cercar o bairro com câmeras de monitoramento. Apesar de algumas residências já contarem com aparelhos de segurança particulares e vigilância noturna com motocicletas, a primeira reunião para definir as diretrizes já ocorreu entre moradores do bairro, conselho de segurança e autoridades policiais.

“Em agosto de 2016 foi formado um grupo de WhatsApp entre os moradores para que divulgássemos ações suspeitas de ´pessoas desconhecidas que transitavam pelo bairro. Depois disso, fiz várias cotações com empresas privadas que atendem as especificações da Guarda Municipal”, enfatiza a diretora da Sociedade Amigos do Bairro Horto Santo Antônio, Patrícia Lopes.

No bairro, a cada dez casas, quatro têm monitoramento próprio. “Das 280 moradias do bairro, 96 já aderiram ao rateio. Alguns deles não têm o aplicativo de mensagens, então, estamos fazendo o trabalho de maneira presencial, casa por casa”, completa

O plano de monitoramento integrado é fruto das associações de moradores de bairro, bem como o trabalho dos Conselhos de Segurança (Consegs).

“O bairro do Traviú foi o primeiro a receber o projeto ‘Vizinhança Solidária’. As casas sem muros e a proximidade com as rodovias Anhanguera e Bandeirantes eram um chamariz para os bandidos, que invadiam as chácaras e casas no entorno do local. Hoje, podemos dizer que é um dos locais mais seguros da cidade, justamente pelo fato de termos as câmeras integradas e a ação conjunta com a PM”, salienta o presidente do Conseg Japi, Dirceu Cardoso.

O Jardim Samambaia foi outro dos bairros a integrar o sistema de segurança. “Depois do Horto, será a vez do Fazenda Grande também receber o projeto. Eles têm se reunido toda última quarta-feira do mês, sempre às 10 horas. “Hoje esse projeto é uma tendência mundial”, completa o presidente

Ponte São João

O Conseg Leste, responsável pela região, também começa a se organizar para avançar com ações de segurança na região. O local sofre com a presença de andarilhos e a constante onda de furtos e assaltos a moradias e veículos.

“Temos um grupo no WhatsApp e fizemos uma ficha cadastral em alguns comércios dos bairros e adjacências para fazer um outro grupo, este com uma seleção moradores, para fecharmos o projeto da ‘Vizinhança Solidária’. Em breve isso vai acontecer”, garante a presidente do Conseg Leste, Andrea Bonamigo dos Santos.

 


Leia mais sobre |
Guilherme Barros
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/horto-santo-antonio-prepara-sistema-de-cameras-integradas/
Desenvolvido por CIJUN