Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Hospital São Vicente amplia em 13% cirurgias no primeiro quadrimestre

DA REDAÇÃO | 09/06/2018 | 04:00

Após a rouquidão no ano passado, Antonia da Silva Cassão, 74 anos, resolveu passar pela Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada das Vinhas para investigar a causa. Tabagista por 60 anos, foi encaminhada para exames e biópsias que detectaram um nódulo maligno na laringe e enfisema pulmonar. “Minha mãe passou por cirurgia em fevereiro no Hospital São Vicente. Desde então faz acompanhamento e radioterapia para complementar a laringoscopia total. Só temos a agradecer o atendimento da equipe do hospital, que a auxiliou em todas as etapas do tratamento”, conta a filha Raquel Semirames César, 50 anos.

LEIA TAMBÉM: Estado dobra repasse de verba ao Hospital São Vicente

Sebastião Alves da Silva, 61 anos, passou por uma cirurgia cardiológica e ficou internado mais de 40 dias no São Vicente. “Achei que não conseguiria voltar para casa. Cheguei muito fraco, minha família estava preocupada, assim como eu, mas graças ao São Vicente deu tudo certo. Estão de parabéns”, diz ele. Antônia e Sebastião estão entre os 2.204 pacientes que passaram por cirurgia nos primeiros quatro meses deste ano no Hospital São Vicente. O número é 13,14% maior comparado ao mesmo período do ano passado.

O crescimento no atendimento, aponta a diretoria do hospital, foi possível a partir de várias ações desencadeadas no sentido de equacionar as contas do hospital, como o pagamento dos colaboradores em dia e negociação de pagamentos com fornecedores, além de implementação de processos eficientes e eficazes para o uso dos recursos.

O trabalho em equipe foi fundamental para este resultado. “O Hospital São Vicente conseguiu ampliar a assistência contando com o empenho de toda a equipe de funcionários, de excelência técnica e qualificados. Conseguimos entregar assistência de alta complexidade em grande quantidade e com qualidade”, afirma o diretor técnico, Izandro Régis de Brito Santos. “Entre as ações internas que possibilitaram o aumento das cirurgias está a gestão do centro cirúrgico, que otimizou o tempo de limpeza das salas entre uma cirurgia e outra, o controle dos horários de início das cirurgias, evitando atrasos e a gestão dos leitos de retaguarda – RPA, leitos de internação e UTI/UPO Unidade Intensiva Pós-Operatório”, detalha a gerente de Enfermagem do Hospital, Grace Campos.

As cirurgias que ampliaram os números em relação ao primeiro quadrimestre do ano anterior foram de média e alta complexidade, em todas as especialidades (Oncologia, Neurologia, Cardiologia, Ortopedia, Vascular e Urologia). Urologia teve o maior aumento, com 95% de acréscimo na realização de cirurgias. Na sequência foi Cirurgia Torácica com aumento de 39% mais cirurgias.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/hospital-sao-vicente-amplia-em-13-cirurgias-no-primeiro-quadrimestre/
Desenvolvido por CIJUN