Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Hospital São Vicente é habilitado para transplantes de tecido ósseo

DA REDAÇÃO | 04/11/2018 | 13:00

Jundiaí recebeu mais uma boa notícia para a saúde da cidade e da Região. Na semana passada, o Hospital São Vicente de Paulo foi credenciamento para a realização de transplantes de tecidos ósseos e musculares. Com a habilitação, Jundiaí alcança a autossuficiência em atendimentos ortopédicos, especialidade que já é referência para todas as oito cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí (AUJ). A expectativa da instituição é realizar 50 transplantes por ano, proporcionando qualidade de vida para pessoas que sofriam com dores e redução nos movimentos.

Alessandro Rodrigues da Silva, 41 anos, será o primeiro paciente a ser submetido ao procedimento. Em 2016 sofreu um acidente de moto e foi medicado em outra cidade. Somente após alguns dias é que buscou atendimento em Jundiaí. “Passei por duas cirurgias para reconstrução muscular, mas tive lesão de plexo e perdi os movimentos do braço esquerdo. Estou muito confiante que, com esse transplante, terei melhores condições de vida. Qualquer movimento que eu recupere já será um ganho muito grande em autonomia”, comenta o vendedor que está afastado do emprego por conta do acidente.

Foi exatamente a melhoria na qualidade de vida da parcela da população que impulsionou a equipe do São Vicente, com o apoio da Prefeitura de Jundiaí, a buscar o credenciamento. “O Hospital São Vicente conta com todos os requisitos técnicos exigidos para o atendimento, por isso conseguiu a habilitação. Muitas instituições buscam essa liberação, e nós, em Jundiaí, conquistamos em menos de 6 meses”, comemora o prefeito Luiz Fernando Machado.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera, explica que a inclusão do procedimento no complexo hospitalar coloca a cidade em evidência. “É um ganho para o município. O São Vicente, além de contar com equipe de busca ativa de possíveis doadores de tecidos e órgãos, passa a ser habilitado a realizar o transplante de ossos e músculos a partir de material proveniente de bancos especializados”, destaca o gestor.

Referência
O Hospital São Vicente é referência para as cidades do AUJ em ortopedia, realizando média de 250 cirurgias da especialidade por mês (entre eletivas e de urgência). Número que supera em 11% o que era realizado em 2016. Segundo o médico Eduardo Machado, responsável pela equipe técnica credenciada para os transplantes, a inclusão do procedimento proporcionará ganho em qualidade de vida da população. “O transplante ajudará as pessoas que estão em situações graves, com falta de tecido, a ter uma vida melhor.

O procedimento poderá ser aplicado em deformidades ósseas, tumores, acidentes com perda de material e ou infecções, onde há a necessidade de retirada de parte da área. Agora, na mesma cirurgia poderá ser feito o enxerto, reduzindo o tempo de recuperação do paciente e também o número de intervenções”, detalha. Além do médico responsável, outros profissionais compõem a equipe habilitada a realizar o procedimento.

Em anos anteriores, segundo o médico, cerca de 50 pessoas eram encaminhadas para outros serviços por não haver essa disponibilidade na cidade. A meta é realizar este número no prazo de um ano. “As cirurgias serão realizadas em casos de maior gravidade e chega para suprir dificuldades em casos complexos”, explica o ortopedista Marcelo Munhoz, integrante da equipe. A habilitação foi publicada no Diário Oficial da União no dia 24 de outubro.

T_paciente Alessandro Rodrigues Da Silva (2)


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/hospital-sao-vicente-e-habilitado-para-transplantes-de-tecido-osseo/
Desenvolvido por CIJUN