Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Hospital São Vicente habilita 46 leitos de UTI para a covid-19

DA REDAÇÃO | 29/05/2020 | 17:23

Dos 69 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para o atendimento aos pacientes acometidos pelo novo coronavírus, os 46 novos criados pelo Hospital São Vicente de Paulo (HSV) a partir do plano definido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da Prefeitura de Jundiaí, receberam a habilitação temporária para o funcionamento como UTI tipo II pelo Ministério da Saúde (MS). A conquista reconhece as medidas implementadas pela cidade no combate à pandemia.

Com o custeio de R$ 1,6 mil por dia, os leitos de UTI tipo II covid-19 estão sendo utilizadas desde o início dos registros de casos na cidade. “Jundiaí adotou o protocolo preventivo ao enfrentamento ao novo coronavírus, criando leitos para atender a população, não só de Jundiaí, como da região de Saúde. A habilitação com o custeio federal chega para complementar o valor demandado para o atendimento aos casos da doença”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado. De acordo com o prefeito, nos próximos dias, mais leitos de enfermaria serão implantados.

Os casos de internação pela covid-19 têm mostrado baixa rotatividade, já que demandam, em média, 15 dias para a recuperação. A ampliação dos leitos foi possível a partir de adequações e em parceria com o Hospital Regional, formando um grande complexo hospitalar para garantir o atendimento à população. “Mas além disso, foram implementadas medidas e orientações para evitar a proliferação da doença, que é monitorada diariamente a partir de sistema inteligente e testagem ampla”, ressalta o prefeito.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, explica que o Plano de Enfrentamento e Contingência à covid-19 tem a lógica de ‘transbordamento’, ou seja, a partir de 80% de ocupação, mais leitos são ativados para o atendimento. “Contamos com a capacidade de operação em 117 leitos exclusivos para o atendimento à pandemia no HSV, sendo 69 leitos de UTI e 48 leitos de enfermaria. Na última semana, o índice de ocupação tem alcançado a marca de 70%”, explica.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/hospital-sao-vicente-habilita-46-leitos-de-uti-para-a-covid-19/
Desenvolvido por CIJUN