Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Hospital São Vicente realiza cirurgias com enxerto humano

DA REDAÇÃO | 29/01/2019 | 05:05

A equipe médica de ortopedia especializada em transplante de tecidos do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo fez no mês de janeiro, quatro procedimentos cirúrgicos utilizando enxerto humano. Chefe da Oncologia Ortopédica e membro da equipe de transplantes, Maurício Resende de Freitas foi um dos primeiros a utilizar a nova habilitação que foi concedida ao São Vicente Sistema Nacional de Transplantes no final de 2018.

O paciente Luís Fernando de Azevedo Fortes, após 4 horas do procedimento cirúrgico, esbanjava felicidade, sem sinais clínicos de dor. “Eu já tinha um histórico de problemas e dores na perna, mas há três anos descobri a displasia fibrosa, uma doença, congênita e benigna, que provoca o desgaste ósseo. Me senti em casa aqui no São Vicente, sempre me trataram com muito carinho e compreensão”, conta.

“Nós nunca havíamos realizado o enxerto com doação através de um óbito. A equipe contou com a atuação de três médicos e foi um sucesso. O paciente recebeu alta em 72 horas de internação hospitalar e se recupera bem, sem dor. É um grande orgulho ver o resultado positivo do procedimento”, explica Fortes.

Para que seja concretizado este procedimento cirúrgico, os pacientes são encaminhados ao ambulatório de especialidades e avaliados criteriosamente, caso por caso. Após avaliação final do médico, o paciente é informado sobre a possibilidade da realização da cirurgia, que consiste na reposição de um tecido (osso ou tendões) que estão doentes, por outro tecido normal.

Outra cirurgia, realizada pela equipe do Ortopedista e Traumatologista Renato de Moraes, foi o enxerto muscular. “Após um acidente de moto, o paciente teve perda do movimento do ombro devido a uma lesão do plexo braquial, que se estende do pescoço até o membro superior. Utilizamos banco de tecido para fazer a transferência muscular. O procedimento ainda é recente, mas a avaliação pós cirúrgica tem sido muito boa”, explica.

“Não penso mais em andar de moto. Hoje valorizo muito a segunda chance que Deus me deu. Agradeço muito o atendimento que recebi dos profissionais daqui”, disse o paciente, Alessandro Rodrigues da Silva.
Mais duas grandes cirurgias foram realizadas nesse período. Até o mês de abril deste ano, a equipe do Coordenador médico da Ortopedia, Marcelo de Azevedo A. Munhoz, realizará quatro novas cirurgias de transplantes de tecidos ósseos e musculares.

T_operacao_svp


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/hospital-sao-vicente-realiza-cirurgias-com-enxerto-humano/
Desenvolvido por CIJUN