Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

IAC Jundiaí abre inscrições para dois cursos

DA REDAÇÃO | 22/11/2018 | 05:01

Primeira entidade do Brasil dedicada a formar mão de obra especializada no uso correto de defensivos agrícolas, a Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Agroquímicos (UR), que fica em Jundiaí, abriu nesta quarta-feira (21) as inscrições, em seu site de internet, para dois cursos que ocorrerão em 2019. Os programas, presenciais, serão ministrados no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico (CEA/IAC) de Jundiaí, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

Nos períodos de 1º a 5 de abril e 13 a 7 de maio, a Unidade de Referência formará especialistas na Norma Regulamentadora 31.8 (NR 31.8), do Ministério do Trabalho. O programa abrangerá desde tecnologias empregadas no controle de pragas, doenças e plantas daninhas até normas ambientais e medidas preventivas para proteção do trabalhador rural. Já o curso tecnologia de aplicação ocorrerá entre os dias 19 e 23 de agosto e 16 e 20 de setembro.

Neste caso, a programação reunirá conceitos básicos da área e medidas efetivas para prover bons resultados nos tratamentos de lavouras. Aviação agrícola, aplicação terrestre e estudos recentes, produzidos por especialistas de renome mundial, também constam na agenda do curso.  De acordo com o coordenador da Unidade de Referência, o pesquisador científico Hamilton Ramos, a entidade, única no País na área, tem como meta diminuir o déficit de profissionais especializados no uso correto e seguro de defensivos agrícolas.

Ele ressalta ainda que o mau uso de agroquímicos gera ao agronegócio perdas anuais da ordem de R$ 2 bilhões.  Profissionais e empresas interessados nos cursos devem se inscrever pelo site www.unidadedereferencia.com.br. As inscrições serão encerradas, automaticamente, quando houver o número de 15 participantes para cada programa.

Uma entidade sem fins lucrativos, a Unidade de Referência em Tecnologia e Segurança na Aplicação de Defensivos Agrícolas (UR) nasceu da associação entre o CEA-IAC e o setor privado. Os dois cursos já agendados para o ano que vem, assinala Ramos, serão ministrados por pesquisadores científicos do IAC-SP e contarão com a participação de profissionais referenciados da área, que atuam em grandes empresas do agronegócio.

T_Hamilton Ramos_Unidade de Referência


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/iac-jundiai-abre-inscricoes-para-dois-cursos/
Desenvolvido por CIJUN