Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Idosos procuram exercitar a mente durante pandemia

Thiago Batista | 01/04/2020 | 05:00

Por conta da pandemia da covid-19 quase todos estão mudando suas rotinas, principalmente quem está no chamado grupo de risco, que são os idosos acima dos 60 anos. Romeu Carlos Censi, de 72 anos, está aproveitando o tempo para deixar tudo em ordem em sua residência. “Aproveitei para arrumar detalhes da casa, como pequenos reparos e pintura em vários locais”, conta.

Sem poder sair às quintas-feiras com seus amigos do time de futebol conhecido como ‘Corujão’, ele mata as saudades conversando com os companheiros pelas redes sociais. No período da noite faz outras atividades. “Eu me reúno com meu filho Giuliano e com o meu genro para jogar um baralho”, diz.

Morando sozinho, José Reginaldo Mathias, de 63 anos, usa o tempo para brincar de cozinheiro. “No momento estou inventando receitas. Nesta terça-feira (31) fiz um sorvete de morango”, detalha.
Matias procura sempre ouvir o noticiário do dia, mas com moderação. “Ouço muito rádio, mas no momento mais música. Procuro ainda evitar os excessos que a televisão tem mostrado”, afirma.
Matias procura seguir as orientações da sua médica, a geriatra e especialista em médico da família.

Cristiane Gussi Baito. “O recomendável é eles ficarem no máximo uma hora em dois períodos do dia na frente da televisão para se atualizarem. O resto do tempo devem assistir a documentários ou até show de música”, conta.

Cristiane também aprova brincadeiras em família para movimentar a mente. “Caso tenha mais gente na casa neste isolamento pode se jogar dominó ou baralho ou até mesmo pegar um caça-palavras e se divertir”, diz.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/idosos-procuram-exercitar-a-mente-durante-pandemia/
Desenvolvido por CIJUN