Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Iluminação natalina em casa exige cuidado especial

SIMONE DE OLIVEIRA | 30/11/2018 | 05:03

Para muita gente a época de Natal significa momento de caprichar na decoração, sempre bastante iluminada. Mas pequenos cuidados na hora de instalar os enfeites evitam gastos com energia e alguns acidentes domésticos, como curto-circuito de tomadas. O gerente de segurança e saúde do trabalho da CPFL Energia, Marcos Victor Lopes, adianta que antes de iniciar a decoração, tanto das fachadas quanto dos enfeites nas árvores, é importante verificar as condições dos fios dos pisca-piscas.

É comum que, ao longo do tempo após vários anos de uso, os cabos de enfeites guardados fiquem ressecados ou rompidos. “O recomendável é comprar um novo enfeite para evitar choques elétricos, curto-circuitos e até incêndios, além de gastos desnecessários no consumo de energia”, diz, orientando ainda que é recomendado evitar ligar vários enfeites na mesma tomada.

E é gastando todos os anos com este tipo de enfeite que a fotógrafa Emily Gal Waiteman, de 25 anos, deixa sua casa pronta para receber as visitas nesta época do ano. Ela conta que a tradição vem de criança e espera passar este sentimento para seu filho.
“Montamos a árvore, colocamos guirlanda e luzes. Mas temos consciência sobre o gasto de energia elétrica”, afirma. E completa: “Se você coloca em excesso vai, com certeza, ocorrer um consumo mais alto que o comum. Esse ano o valor da conta de energia subiu mais do que o esperado, então até eu que gosto de ver a casa o mais iluminada possível diminui nas luzes que coloquei”.

Já a motorista Amanda Godoy, de 31 anos, investiu alto para colocar luzes na fachada de sua casa. Foram R$ 1,2 mil para deixar tudo do jeito que ela gosta. “Eu economizo com energia o ano todo para que eu possa enfeitar minha casa no Natal”, confessa.

T_luz


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/iluminacao-natalina-em-casa-exige-cuidado-especial/
Desenvolvido por CIJUN