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Iluminação pública é líder de reclamações

ANGELO AUGUSTO | 08/06/2019 | 05:01

Com mais de 3 mil solicitações, a iluminação de áreas públicas é líder de reclamações no serviço 156 em Jundiaí, em 2019. Os dados foram divulgados ontem pela prefeitura e contemplam o período de 01 de janeiro a 31 de maio.

No ranking dos cinco assuntos mais solicitados, em primeiro lugar aparece a iluminação de áreas públicas, com 3.351 solicitações, seguido de poda de árvores, com 2.624. Em terceiro lugar estão as reclamações de horários de ônibus, 1.843; em quarto lugar, limpeza de terrenos baldios, com 1.798 solicitações e por último, a manutenção de asfalto, com 1.368 reclamações.

Segundo Adílson Rosa, Gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos da Prefeitura de Jundiaí (UGISP), o número de reclamações aumentou desde que a Prefeitura passou a ser responsável pela manutenção e gestão da iluminação pública da cidade. “Nosso protocolo de atendimento é responsável por resolver os problemas de manutenção da iluminação pública em até 48h após recebermos a reclamação”, explica o gestor

Ele explica que alguns fatores ajudam a explicar o aumento do número de demandas: o cidadão que está mais atento à questão de segurança, e denuncia com rapidez a ausência de iluminação em qualquer ponto da cidade; e o vandalismo, como o corte de fios e roubo de lâmpadas. Outro motivo foram as fortes chuvas em março, que ocasionaram danos à rede de iluminação. “As principais causas do problema da iluminação pública são roubos e vandalismo, além das tempestades que têm acontecido desde o começo do ano”, reforça o gestor.

Como forma de amenizar o problema, a Prefeitura de Jundiaí está realizando moto-rondas diariamente na cidade no período noturno, para identificar os pontos que precisam de manutenção. Adílson conta que a iluminação pública é bastante fiscalizada, por estar entre os fatores que aumentam a segurança pública.

Serviço
A Prefeitura de Jundiaí, com apoio da Companhia de Inf<CW25>ormática de Jundiaí (Cijun), deu início este ano ao processo de modernização do serviço de ligação ao número 156. O novo canal estará disponível e poderá ser usado a partir de agosto deste ano, em linha com a proposta do prefeito Luiz Fernando Machado de tornar o governo mais digital em benefício dos jundiaienses.

Todo o processo do canal de reclamações 156 será redesenhado: o cidadão terá a disposição um portal de serviços com chat para atendimento em tempo real, com a possibilidade de o atendente verificar o histórico de solicitações feitas pelo munícipe por meio do número do seu CPF. Isso vai garantir agilidade no contato e maior eficácia na solução da demanda.

De acordo com a UGISP, o número de reclamações aumentou desde que a Prefeitura passou a ser responsável pela manutenção e gestão da iluminação pública


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