Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Imóvel da ferrovia pega fogo na madrugada deste sábado (6)

DA REDAÇÃO | 06/06/2020 | 09:56

Um incêndio atingiu outro imóvel da ferrovia de Jundiaí na madrugada deste sábado (6). Trata-se da Casa das Máquinas da Cia Paulista de Estradas de Ferro em Jundiaí, localizada em frente à Estaçãozinha, que pegou fogo em 2018 e hoje está fechada para restauração. O fogo permaneceu até a manhã de hoje. O motivo do incêndio ainda é desconhecido.  Os bombeiros foram acionados e ninguém ficou ferido.

Para demonstrar seu lamento em relação ao ocorrido, a Prefeitura de Jundiaí publicou a seguinte nota de pesar na tarde deste sábado:

“Embora tal prédio, datado do final do século 19, esteja sob responsabilidade da concessionária Rumo Logística, a Prefeitura de Jundiaí reconhece seu valor e a necessidade da preservação de espaços como esse para a manutenção cultural e histórica de Jundiaí.

A UGC, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural e seus outros departamentos, tem realizado inúmeras ações para a preservação histórica do município, especialmente durante o mês de agosto, nos últimos três anos dedicado a ser o Mês do Patrimônio Histórico.

Dentre as ações realizadas estão a criação da Rota Turística do Centro Histórico, o Caminhos do Centro Histórico, o Patrimônio 360º e o Passaporte Cultural Guardiões do Patrimônio (que está concorrendo ao Prêmio Rodrigo Melo de Andrade, promovido pelo IPHAN), entre outras, além de obras de restauração, como a recuperação do acervo da pinacoteca, a obra aprovada pelo Compac para o Centro das Artes, o recente anúncio para a recuperação do viaduto São João Batista (um dos mais antigos do município), além do projeto em fase de aprovação para a revitalização do Complexo Fepasa.

Devido à lamentável ocorrência, a UGC registrou Boletim de Ocorrência contra depredação de patrimônio histórico para apuração das causas e responsabilidades por este triste episódio.”

 

atualizada às 18h06.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/imovel-da-ferrovia-pega-fogo-na-madrugada-deste-sabado-6/
Desenvolvido por CIJUN