Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Inatividade física pode ser combatida com exercícios dentro de casa

Márcia Mazzei | 03/06/2020 | 10:00

Com o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, colocar o corpo em movimento preso dentro de casa se tornou uma situação desafiadora. Os profissionais da área de saúde endossam o que a Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertava dois anos antes do surgimento da Covid-19: a cada 100 óbitos registrados no mundo, três são causados pela inatividade física.

Segundo o educador físico Rodrigo Alves, é preciso colocar o corpo em movimento, mesmo em casa. “Deixar a preguiça de lado e seguir uma rotina de exercício físico é importante. Reserve um horário para você e escolha uma atividade que te traga prazer, desligue o celular e dê preferência a treinos elaborados por profissionais capacitados, tanto nas aulas ao vivo, quanto em aulas em vídeo”, orienta.

Foi o que fez a professora Bia Caparroz, de 28 anos. Assim que sentiu o sedentarismo bater a sua porta durante a quarentena, correu para a atividade física. “Eu sempre fui bastante sedentária e resistente às atividades físicas, mas após ter tomado um susto de colesterol altíssimo antes dos 30, despertei e passei a cuidar melhor de mim”.

INCENTIVO
De acordo com um estudo da Universidade de Havard envolvendo 380 mil ingleses aumentam as suspeitas de relação entre inatividade e o novo coronavírus, com 8,6% dos casos. Outros 29,5% foram atribuídos à obesidade, que poderiam ser evitados com a atividade física.

E para não entrar nas estatísticas, a dona de casa Márcia Cristina Brossi, de 51 anos, diz que o isolamento social trouxe outro problema, já que ela tem a atividade física como um hábito.

Para ela, a solução foi recorrer as aulas on-line oferecidas pelo Time Jundiaí, projeto desenvolvido pela Unidade de Gestão de Esportes e Lazer de Jundiaí. “Eu escolho os exercícios que quero fazer porque tudo está disponível no youtube. O desafio é colocar na nossa rotina e dedicar um tempo para gente e não ficar parado. Há exercícios para todos. Só fica parado quem quer”.

A proposta do projeto ‘Fiquem em casa, mas fique em movimento’ está disponibilizada para toda a população por meio de videoaulas elaboradas por educadores esportivos do Time Jundiaí. As atividades podem ser realizadas com materiais adaptados em qualquer espaço da casa ou apartamento.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/inatividade-fisica-pode-ser-combatida-com-exercicios-dentro-de-casa/
Desenvolvido por CIJUN