Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Incidência de raios aumenta 349% em Jundiaí

Vinicius Scarton | 31/01/2019 | 07:30

Somente nos últimos 40 dias, mais de 2 mil raios foram registrados em Jundiaí. Segundo um estudo realizado pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número representa um aumento de 349% de incidência de raios neste verão.
O levantamento considerou a data de 21 de dezembro de 2017 até 29 de janeiro de 2018, quando foram contabilizados 485 raios para o solo, ante 2180 raios, de 21 de dezembro de 2018 até 29 de janeiro de 2019. Um estudo desenvolvido pelo ELAT e INPE aponta que, neste verão, a incidência de raios em todo o país será marcada pelos efeitos do fenômeno climático El Niño.
As previsões indicam que a intensidade do fenômeno está rovocando um aumento na incidência de raios nas regiões Sul (cerca de 50%) e Sudeste do país (em torno de 20% a 30%).
Já para uma parte do Centro-Oeste, a estimativa de aumento também é de 20% a 30%, como no caso do Mato Grosso do Sul, onde duas mortes por raios já foram registradas nesta primavera. No Mato Grosso e Goiás, a quantidade de raios poderá aumentar 10%.
Por outro lado, no Norte e Nordeste do país, deve haver uma queda de 50% na incidência de raios. A primavera na região Norte já apresenta apenas 10% da ocorrência média para a região neste período do ano.
ACIDENTES
Acidentes com raios podem ser fatais. A ELAT reforça podem ser evitados, por meio de regras de proteção social e orienta que, se possível, as pessoas não saiam para a rua ou não permaneçam na rua durante as tempestades, a não ser que seja absolutamente necessário.
Nestes casos, recomenda que as pessoas procurem abrigo em carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios e em abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis, em grandes construções com estruturas metálicas, ou em barcos ou navios metálicos fechados.
T_raios


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/incidencia-de-raios-aumenta-349-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN