Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Iniciativa incentiva donos a recolher sujeiras dos pets em Jundiaí

KÁTIA APPOLINÁRIO, ESPECIAL PARA O JORNAL DE JUNDIAÍ | 14/07/2018 | 13:05

Passear com os animais de estimação na rua é um costume de muitos moradores da cidade, mas recolher os dejetos do animal não é uma prática adotada por todos. Entretanto, existe uma lei municipal, de 2004, que estabelece que o condutor de um animal “fica obrigado a recolher os dejetos eliminados pelo mesmo em vias e logradouros públicos”. Com o intuito de conscientizar os munícipes da importância de manter o espaço público sempre limpo, alguns condomínios da cidade, como o Vista Centrale, no Jardim Samambaia, instalou um suporte, na calçada, com sacos plásticos para incentivar os moradores do entorno que andam com seus animais pela avenida recolham a sujeira.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

A arquiteta Viviane Sen, de 37 anos, que mora no local, diz que tem o hábito de levar seu buldog alemão, o Pacheco, para passear regularmente. Para ela, a ideia trouxe praticidade. “Acho uma iniciativa ótima, ajuda muito quem esquece de trazer uma sacolinha de casa”, afirma. A personal organizer, Camila Berth, 37 anos, diz que sempre anda prevenida. “Tenho o costume de levar meu cachorro para passear, mas sempre levo comigo um saquinho de plástico na bolsa”, alega, contando que no bairro no qual mora, os prédios também disponibilizam saquinhos. “Além dos suportes, reparei que há uma caixinha ao lado para descartarmos os dejetos dos animais.”

Andressa Sgarbi, 22, ainda que não seja adepta dos saquinhos, é a favor da ideia. “Particularmente, tenho o costume de levar meu bichinho para fazer suas necessidades na pracinhas, mas com certeza é uma ideia ótima. É bom poder andar pelas ruas sem ter que me preocupar se vou ou não pisar em cocô de cachorro”, afirma. Nos arredores do bairro Eloy Chaves, também foram instalados suportes confeccionados com garrafa pet, nos quais os moradores da região podem depositar e retirar sacolas plásticas para quando forem levar seus animais para dar uma volta no bairro e fazer suas necessidades. A Prefeitura de Jundiaí informa que não tem nenhum projeto específico sobre o assunto, mas destaca que esse tipo de iniciativa contribui para a qualidade do ambiente e devem ser apoiadas.

 

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

 


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/iniciativa-incentiva-donos-a-recolher-sujeiras-dos-pets-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN