Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Instituições realizam campanhas para arrecadação de recicláveis

COLABORAÇÃO DE MARIANA CHECONI | 28/03/2019 | 05:06

Se para a maioria das pessoas lacres de latinhas, tampinhas de garrafas e plásticos em geral são apenas lixo, para algumas instituições de Jundiaí esses itens podem ser revertidos em dinheiro. A ONG Fios Encantados, que confecciona perucas e tocas de lã para crianças com câncer, em parceria com o Sesi 409 (Sesão), está lançando uma campanha de arrecadação de materiais recicláveis.
A idealizadora e presidente da ONG, Mara Gisele Pereira, conta que a ideia surgiu quando ela foi até o Sesi dar uma palestra para os alunos. “A professora de artes do terceiro ano ficou encantada com o trabalho que a Fios Encantados faz e pensou em uma maneira de ajudar a ONG, já que com dinheiro não seria possível. Surgiu então a campanha. Além de conseguirmos dinheiro reciclando o material, ajudamos o meio ambiente”, afirma.
As pessoas podem reciclar diversos itens como tampinhas, garrafas pet, e qualquer tipo de plástico. “O Sesi disponibilizou o espaço para que as pessoas levem os materiais até lá. O único pedido que estamos fazendo é para que o material não esteja sujo, nem molhado. Principalmente pela preocupação que temos com a dengue”, afirma Mara.
Segundo ela, a campanha já foi realizada uma vez e, na época, a ONG arrecadou 2,5 toneladas. “A primeira vez que fizemos isso,só eram permitidas tampinhas de garrafa. Dessa vez, qualquer tipo de plástico é bem-vindo. Essa ideia foi muito importante para a realização do nosso trabalho. Dez quilos de tampinhas equivalem a um novelo de lã que utilizamos para a confecção das perucas”, explica.

Tampinhas e lacres
Outro local de arrecadação é o Instituto Luiz Braille de Assistência ao Deficiente da Visão. O local foi o primeiro em Jundiaí a aderir a campanha “Tampinha Legal”. A campanha é para arrecadação de tampinhas plásticas de diversos itens como garrafas pet, pasta de dente e pomadas. para serem revertidas em recursos para o instituto. “Para o Braille, é mais uma iniciativa que ajuda nos custos e na manutenção da nossa entidade, que recebe recursos do SUS, mas também depende de doações para sobreviver”, avalia o diretor presidente da entidade, Antônio Pacheco. Para ajudar. basta entregar as tampinhas, na sede do Braille, localizado na avenida Dr. Sebastião Mendes Silva, 539, no bairro Anhangabaú.
A Autoban também faz campanha para arrecadar materiais. Os lacres de garrafa se transformam em cadeiras de rodas. Aproximadamente 140 garrafas de dois litros cheias de lacres se transformam em uma cadeira. As doações podem ser feitas em qualquer praça de pedágio ou na sede da Autoban.
Em qualquer um dos casos, não há número limite de material para doar.

DOACAO DE TAMPINHAS DE PLASTICO ONG FIOS ENCANTADOS


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/instituicoes-realizam-campanhas-para-arrecadacao-de-reciclaveis/
Desenvolvido por CIJUN