Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Intercâmbio de beach tennis reúne atletas de todas as idades

DA REDAÇÃO | 15/07/2018 | 13:00

Sol, areia e bons jogos marcaram ontem o intercâmbio realizado na Arena Beach Tennis Jundiaí, situada no Jardim Paulista, em Jundiaí. Atletas de Campinas, Campo Limpo Paulista, São Paulo, Mogi das Cruzes, Guarujá, Serra Negra e Santos participaram dos jogos nas areias do complexo, que tiveram aproximadamente 150 pessoas ao longo de todo sábado. A jovem Bruna Fortuna Macedo, de 16 anos, conheceu o esporte através da mãe, que é graduada em Educação Física. “Ela teve contato com o beach tennis através da disciplina ‘Esportes com Raquete’ e me convidou para praticar junto com ela. Hoje já faz um ano e meio que eu jogo”, conta a adolescente. Os intercâmbios são divididos em várias categorias, de acordo com o nível de jogo de cada atleta, contemplando de iniciantes a profissionais, e já acontecem desde 2017, no ano de inauguração da academia.

O professor da modalidade e gestor do evento, Leonardo Ribeiro, afirma que os atletas que já possuem noções básicas de tênis podem apresentar certa familiaridade ao iniciarem a prática do beach tennis. “As regras e a forma como se joga são muito semelhantes”, explica. Foi assim que o profissional Márcio Rocha, de 57 anos, foi introduzido à modalidade. “Morei por 16 anos em Saint Petersburg, na Flórida, e durante esse tempo pratiquei tênis. Quando voltei para o Brasil, conheci o beach tennis e nunca mais parei”, conta o atleta, que pratica o esporte há 4 anos e veio de Santos para participar do intercâmbio.

LEIA TAMBÉM MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O ESPORTE

Tudo começou na itália

O beach tennis surgiu na Itália na década de 80 e se disseminou aos poucos pelo mundo. No Brasil, a modalidade chegou em 2008 no Rio de Janeiro. Por volta de 2010, se popularizou em Santos e nas cidades do interior. “Hoje podemos dizer que o beach tennis é até mais forte no interior e na capital do que em cidades de praia”, afirma Leonardo. “O principal objetivo é que as pessoas possam interagir e fazer novas amizades através do esporte”, acrescenta o professor. Provas disso são os jundiaienses Evandro Rufino, de 33 anos, e Thiago Augusto, de 32, que iniciaram na modalidade através do “boca a boca” e que também competem há anos. “Meus amigos já praticavam e me convidaram a conhecer o esporte. Depois disso, ferrou”, brinca Thiago, referindo-se ao amor pelo esporte.

A Academia

Segunda maior academia de beach tennis do estado de São Paulo, a Arena tem 90% de sua estrutura dedicados ao beach tennis. O restante do espaço pode ser usado também para o treinamento funcional. “O intercâmbio é também um teste para detectarmos quais melhorias a Arena precisa”, afirma o gestor, ressaltando que de 3 a 5 de agosto haverá um evento semelhante no espaço, mas com proporções muito maiores.

Cerca de 150 pessoas se inscreveram para jogar neste sábado na Arena Beach Tennis Jundiaí, no Jardim Paulista | Foto: Rui Carlos

Cerca de 150 pessoas se inscreveram para jogar neste sábado na Arena Beach Tennis Jundiaí, no Jardim Paulista | Foto: Rui Carlos


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/intercambio-de-beach-tennis-reune-atletas-de-todas-as-idades/
Desenvolvido por CIJUN