Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Invasão de baratas na cidade gera incômodo

VINICIUS SCARTON | 11/01/2019 | 19:46

O calor registrado em janeiro tem ocasionado a reprodução intensa de baratas pela cidade. Leitores do Jornal de Jundiaí chegaram a manifestar que diversos bairros estão sendo afetados por essa presença indesejada. E a infestação atingiu o Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, chamando a atenção que quem estava no velório na noite da última quinta-feira (10).

Questionada sobre a proliferação deste inseto, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), reafirma que nesta época do ano, por conta da elevação das altas temperaturas, os insetos se reproduzem mais. “O mesmo acontece com as baratas, instaladas nas galerias de águas e esgoto”, detalha a nota de imprensa.

A Zoonoses ainda detalha que, através das chuvas e aumento do volume de águas nas canalizações, esses insetos buscam abrigos em áreas secas. “Desta forma, o aparecimento nas residências é ampliado neste período do ano”, explica.

RECOMENDAÇÕES
Para evitar a entrada destes insetos e de outros animais peçonhentos, a UVZ orienta a população a instalar ralos com sistema abre-fecha, colocação de anteparos nas portas e a disposição de telas nas janelas. Também ressalta a necessidade de eliminar os ambientes favoráveis (entulho de construção, restos de madeiras, além de lixo mal acondicionado) para fixação desses animais.

Quanto ao Cemitério Nossa Senhora do Montenegro, assim como o Cemitério Nossa Senhora do Desterro, a Prefeitura informa que ambos são de responsabilidade da Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), que realiza periodicamente dedetização para controle de baratas e outros animais sinantrópicos. “Cabe ressaltar que, durante os meses mais quentes do ano, aumenta também a ocorrência de chuvas e, em função disso, são programadas aplicações extras para contribuir com a eficácia do veneno aplicado”, diz a nota.

Motoboy Xororó flagrou diversas baratas no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro

Motoboy Xororó flagrou diversas baratas no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Desterro


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/invasao-de-baratas-na-cidade-gera-incomodo/
Desenvolvido por CIJUN