Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Inverno será menos rigoroso que o do ano passado, e bem seco

| 21/06/2014 | 00:05

Contrariando as expectativas de um inverno rigoroso devido à intensidade do calor do último verão, a previsão é de que faça pouco frio nos próximos meses. De acordo com o Climatempo, a chuva continuará escassa na maior parte do País, como é normal nessa época do ano. “De forma geral, faltará frio em 2014, como é normal em anos de El Niño”, informa por nota oficial.

A explicação é que a formação do El Niño – um fenômeno caracterizado pelo aquecimento das águas superficiais do oceano Pacífico Tropical, que pode afetar o clima regional e global, ao mudar os padrões de vento – vai mexer com as condições atmosféricas. “Teremos menos frio do que o normal, e nada parecido com o último inverno. As massas polares serão poucas e os raros eventos de frio neste ano serão rápidos.”

Mesmo assim, a queda da temperatura já deve ser o suficiente para incentivar as pessoas a buscarem pratos mais quentes para o almoço e jantar. É essa a expectativa do empresário Albino Fávaro Neto, proprietário do Box 11, no Maxi Shopping. “No inverno sempre vendemos mais caldos, acreditamos que esse ano não será diferente”, diz.

O restaurante oferece quatro caldos especiais, mas o carro chefe é o minestrone. Canja de galinha, caldo de palmito e sopa de capelete também são famosos. “No verão os pratos lights são mais procurados, como as saladas. O inverno sempre pede uma sopa”, acrescenta.

Nos cafés, a expectativa também é grande. “Cappuccino, chocolate quente e cafés bem elaborados sempre têm mais saída no inverno. É quando as pessoas querem se aquecer com uma bebida”, comenta a empresária Cintia Verardi Machado, proprietária de um café.

Cintia sente que as pessoas procuram coisas mais calóricas no inverno. “Cappuccino de chocolate, ou com macadâmia são bem famosos.” E até o costumeiro cafezinho, vende mais. “Também temos três tipos de chá: de frutas, aromático e relaxante.”

Para não falhar com a clientela, ela inclui sopas ao cardápio. “Temos seis tipos de caldos, desde creme de brócolis até caldo verde, tudo servido no pão italiano, o que é um diferencial e agrada bastante.” 


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/inverno-sera-menos-rigoroso-que-o-do-ano-passado-e-bem-seco/
Desenvolvido por CIJUN