Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Inverno também exige cuidados redobrados com os pets; você sabe quais?

KÁTIA APPOLINÁRIO, ESPECIAL PARA O JJ | 23/07/2018 | 05:30

Assim como os humanos, os animais também ficam mais vulneráveis às doenças respiratórias durante o inverno. Nessa época do ano, problemas de asma e pneumonia são recorrentes. Mas sintomas como tosse, febre, perda de apetite e dificuldade para respirar também podem se manifestar e podem ser sinal de algo mais complexo do que um simples resfriado. “Esses sinais podem indicar a ocorrência de cinomose, uma doença infecto-contagiosa que pode ser transmitida de um animal para outro, principalmente durante o frio, época em que o vírus causador da doença sobrevive com maior facilidade”, explica a veterinária Fernanda Erroi de Oliveira, de 26 anos. A doença, se não tratada, pode evoluir gradualmente, atingindo o sistema neurológico e causando convulsões e até mesmo paralisia em seu nível mais avançado.

Dependendo do estágio da doença, o animal infectado pode ser tratado, porém, o ideal é a prática de ações preventivas. “O melhor jeito de prevenir a cinomose é fazendo a vacinação, tanto em filhotes quanto em animais adultos.”, orienta a veterinária. “Todo cuidado é pouco.” Além da vacinação, também é indicado aquecer o animal com roupinhas e cobertas e reforçar a hidratação. “Deixar ao menos dois potes de água em pontos diferentes da casa é importante para que o animal mantenha-se bem hidratado durante o dia”, reforça a veterinária, acrescentando que há disponível no mercado hidratantes específicos para animais de estimação. “Esses cuidados evitam também possíveis problemas dermatológicos.”

O gerente administrativo Evandro Rodrigues, de 31 anos, notou mudanças na pelagem de sua shitsu Pandora e achou melhor buscar ajuda de um profissional. “Percebi que os pelos dela estavam diferentes e fiquei preocupado. Sempre mantemos os devidos cuidados, principalmente no inverno, então achamos melhor trazê-la para uma consulta”, explicou o dono, que aproveitou a visita ao veterinário para checar a possível ocorrência de doenças respiratórias no animal.

CUIDADOS COM OS ANIMAIS DE ESTIMACAO NO FRIO DOUTORA FERNANDA ERROI OLIVEIRA MEDICA VETERINARIA


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/inverno-tambem-exige-cuidados-redobrados-com-os-pets-voce-sabe-quais/
Desenvolvido por CIJUN