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Investimentos da prefeitura em transportes incluem novos ônibus e mais tecnologia

DA REDAÇÃO | 08/11/2018 | 11:00

Assegurar qualidade no serviço de transporte público é um dos principais desafios dos grandes e médios centros urbanos. Em Jundiaí, não é diferente. De acordo com a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte, desde o ano passado, uma série de medidas estão sendo colocadas em prática de modo a solucionar os principais problemas apontados pelos usuários de ônibus da cidade. As inovações, em sua maior parte focadas em tecnologia, integram o Programa Mobilidade Total, da Prefeitura de Jundiaí.

As mudanças que dão inteligência à mobilidade devem permear principalmente dois fatores: a diminuição do tempo de viagem e a regularidade do transporte. Para atuar nessas duas frentes, Jundiaí instalou GPS em todos os ônibus. A partir disso, um centro de monitoramento capta a informação dos equipamentos, avaliam a rota e os técnicos tomam providências para regularizar as viagens.

Entre as ações do Mobilidade Total, a revisão das linhas em busca de uma maior pontualidade é um dos destaques. Mais de 20 itinerários que representavam 60% das reclamações no 156 estão sendo revistos e os novos roteiros têm agradado os usuários. “Somente na revisão realizada em linhas que atendem o Vetor Oeste, registramos uma queda de 84% nas reclamações por descumprimento do horário”, destaca o gestor de Mobilidade e Transporte, Silvestre Ribeiro.

“As câmeras e o próprio GPS em todos os ônibus permitem avaliar a conduta de motoristas e passageiros e checar o cumprimento dos itinerários. Além disso, a partir de um estudo das reclamações registradas no 156, iniciamos um processo de revisão das linhas que tem garantido mais pontualidade nos deslocamentos”, destaca o gestor.

Além da reformulação, novas linhas foram criadas, como, por exemplo, o atendimento aos bairros Jardim Molinari, Sítio São João e Sítio Marquezin, que agora é feito pela linha 559, com saída a partir do Terminal Colônia e com maior oferta aos usuários. A linha 527 (Terminal Central – Jardim Guanabara via Vila Alvorada) teve o atendimento ampliado nos dias úteis, com acréscimo de oito viagens, quatro em cada sentido.

Já a 912 (Terminal Vila Arens – Rua do Retiro via Terminal Central) também foi revisada, com aumento no tempo de ciclo no pico da tarde, possibilitando uma melhor frequência no atendimento à Rua do Retiro. “Várias reformulações foram feitas e todas em conjunto com os usuários”, salienta o gestor. Todos os novos horários e novas linhas estão disponíveis no site da Prefeitura (www.jundiai.sp.gov.br).

Desde o meio do ano, 28 novos ônibus com entrada USB já circulam em Jundiaí. Até dezembro, outros 22 veículos serão trocados, com uma nova substituição de 20 carros a ser feita no início do ano que vem, totalizando 70. “A substituição da frota proporciona mais segurança e conforto para o usuário”, pontua Silvestre.

Passagem
A ampliação da forma de cobrança da passagem também foi contemplada no Mobilidade Total. Atualmente, a Unidade de Transporte está em fase de testes de “noteiros” dentro dos ônibus para possibilitar o pagamento da passagem em dinheiro. As máquinas poderão receber notas entre R$ 5 e R$ 100 e o troco sairá impresso através de um QR Code, que poderá ser guardado pelo usuário e utilizado numa próxima viagem. “A novidade irá somar às possibilidades de pagamento já existentes com bilhete único, cartão de crédito e débito e carteira virtual”, destaca.

No Terminal Cecap, foi instalado um Centro de Supervisão da Operação (CSO), que faz todo o monitoramento do trajeto dos ônibus. Funcionários da Unidade de Transporte acompanham não só quanto tempo o ônibus leva para chegar ao ponto, como também podem verificar se está havendo algum problema no caminho que atrapalhe o trajeto. O Mobilidade Total também inclui a preocupação em ampliar nos sete terminais o Wi-Fi Conect@do, disponibilizado pela Cijun. “Sabemos que ainda há muito a melhorar no transporte público, mas estes são avanços muito importantes e tem feito a diferença na vida de quem utiliza o nosso sistema diariamente”, conclui o gestor.

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