Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Investimentos reforçam novas ações de segurança em 2019

Da Redação | 14/12/2019 | 06:00

A integração entre as diferentes forças de segurança, o fortalecimento da Guarda Municipal de Jundiaí, que neste ano completou 70 anos de serviços prestados à cidade, e investimentos de diferentes fontes e esferas públicas reforçaram as ações do setor, um dos pilares garantidores da qualidade de vida do município e política pública prioritária da atual gestão.

Em 2019, a consolidação do programa “Centro Seguro” como policiamento comunitário da GM (com participação essencial de comerciantes, moradores, polícias Civil e Militar) provou a eficiência de um modelo que poderá ser estendido para outros bairros de Jundiaí. Neste primeiro momento, a Região da Ponte São João será beneficiada.
Outro acréscimo aos serviços da Guarda Municipal em 2019 foi a ativação da Patrulha Guardiã Maria da Penha, com atuação em tempo real, potencializando a rede de enfrentamento à violência contra mulher; um programa que garante o cumprimento das medidas protetivas que antes ficavam só papel.

“Conscientizar mulheres que são vítimas de agressões em relacionamentos abusivos ainda é uma tarefa desafiadora. É preciso quebrar o silêncio e o sofrimento: quanto antes, melhor. É preciso estar atento à violência deflagrada para se fortalecer e romper com essa realidade muito preocupante”, alerta a GM Andreia Aparecida de Melo Pontes, coordenadora do Programa.

Mais recursos, que incluem linha de financiamento federal, devem injetar quase R$ 30 milhões em investimentos na segurança de Jundiaí a partir de 2020. Serão usados em aquisição de coletes balísticos, mais veículos, ampliação da rede câmeras de monitoramento nos bairros, dentre outras iniciativas.

Frota
Este ano já foram entregues pela Prefeitura de Jundiaí um veículo L200 e um quadriciclo modelo ‘aranha’, ambos para utilização na rotina diária de preservação e fiscalização do território de Gestão da Serra do Japi. Devem-se somar à frota local mais 15 veículos diversos, em licitação, para ampliar a capacidade de patrulhamento de toda a cidade.

Emendas parlamentares vinculadas ao Ministério da Justiça também deverão garantir em breve a aquisição de 5 veículos SUV e 5 veículos Sedan – ambos licitados, além de armamentos (aguardando autorização do Exército Brasileiro), e outros já licitados. Destaque também para os novos conjuntos de uniformes dos agentes de segurança pública municipal.


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/investimentos-reforcam-novas-acoes-de-seguranca-em-2019/
Desenvolvido por CIJUN