Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Isolamento reduz a poluição em Jundiaí

Édi Gomes | 08/04/2020 | 08:05

O isolamento social proporcionou nas últimas três semanas a diminuição de veículos e o reflexo disto resultou no benefício para a qualidade do ar, com céu mais limpo e noites em que é possível observar as estrelas, sem interferência da poluição.

Em Jundiaí, o registro na última segunda-feira (6) era de 39 pontos no índice que verifica a qualidade do ar. O monitoramento é feito pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Esta marcação é de categoria N1-Boa e compartilha com as cidades do Vale do Paraíba e Sorocaba. Na prática, isto significa que a qualidade do ar na cidade é muito boa.

Segundo a Cetesb, em função da quarentena estabelecida no estado de São Paulo houve uma diminuição da circulação de veículos e consequente redução das emissões atmosféricas geradas por este tipo de fonte.

Pelo fato de a qualidade do ar ser também influenciada pelas condições meteorológicas de dispersão dos poluentes, a Cetesb explica que é complexo quantificar exatamente a contribuição da redução atual das atividades nos níveis qualidade do ar durante o período da covid-19. Seria necessário dispor de um período mais extenso de dias para obter análise conclusiva dos impactos pela redução das atividades laborais, econômicas e de circulação na qualidade do ar em todo o Estado.

A qualidade de ar pode ser acompanhada no boletim diário por meio deste link .

 

CLIMA
Um outro fator que contribuiu para a qualidade de ar em Jundiaí segundo o Climatempo, site especializado em previsão do tempo, duas frentes frias atingiu a cidade. Uma na semana passada e a outra chegou na madrugada desta terça-feira (7).

Segundo a empresa, o outono é uma estação de pouca chuva, diferente da primavera e verão, com precipitações com mais regularidade. Foi observado que nesta terça (7) a frente fria que saiu do sul do país chegou a São Paulo e deixou o tempo com nebulosidade, que deve dissipar nesta quinta-feira (8). Nesta quarta-feira, a temperatura em Jundiaí oscila entre 19 e 28 graus. Sol com nuvens durante o dia.


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/isolamento-reduz-a-poluicao-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN