Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Isolamento reduz poluição em Jundiaí

Márcia Mazzei | 29/05/2020 | 06:00

Desde que a quarentena foi estabelecida no estado de São Paulo por conta do novo coronavírus (covid-19), diminuindo parte das atividades econômicas e, consequentemente, a circulação de veículos nas ruas, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) tem registrado uma melhor qualidade do ar em Jundiaí.

A estação mediadora da Cetesb, localizada próxima ao Ginásio de Esportes Doutor Nicolino de Lucca (Bolão), classificou como ‘bom’ o ar do município. Pelas recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) este nível é considerado de menor risco para a população.

Porém, de acordo com Maria Lúcia Guardini, gerente da Qualidade do Ar da Cetesb, não é apenas o menor número de veículos em circulação e a ausência de engarrafamento que contribuem para uma menor emissão de poluentes.

“A qualidade do ar é fortemente influenciada pelas condições meteorológicas, o que torna complexo quantificar exatamente qual o fator que contribui na melhor qualidade do ar”, explica.

Além disso, as indústrias também são apontadas como um dos fatores emissores de poluentes que pesam na qualidade do ar e que não tiveram suas atividades interrompidas durante o período de quarentena. “Os veículos são os principais responsáveis por comprometer a qualidade do ar, desde que deixem de circular em número expressivo e por um longo período. Não é o que estamos constatando nas ruas”, explica.

Lúcia destaca a necessidade de dispor de um tempo mais extenso para obter uma análise mais conclusiva dos impactos advindos da redução das atividades e circulação na qualidade do ar.

OLHA O FRIO

A massa de ar de origem polar de forte intensidade ainda atua sobre o Sudeste do Brasil e o centro da alta pressão passa pela Região. A onda de frio polar que chegou ao Brasil é considerada a mais forte do ano até agora, segundo o Climatempo.

O frio ainda será intenso nas madrugadas de quinta e sexta-feira, 29 de maio, e não se pode descartar a chance de novos recordes. Nesta quinta-feira a maior chance de recorde é em Belo Horizonte e São Paulo e com uma possibilidade menor, mas que não está totalmente descartada a cidade de Vitória.

Em Jundiaí, a temperatura desta sexta-feira (29) deve se repetir com mínimas de 10° C e máxima não ultrapassando 24° C.

Sol prevalece o dia todo sem nuvens no céu. A noite será de tempo aberto ainda sem nuvens. Para o final de semana não muda muito, com os termômetros variando entre 11°C e 26°C.


Leia mais sobre | | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/isolamento-reduz-poluicao-em-jundiai/
Desenvolvido por CIJUN