Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí adere à Rede Latino- Americana Cidade das Crianças

DA REDAÇÃO | 20/10/2018 | 06:03

Alunos do 5º ano da Emeb Aparecida Merino Elias, Ana Clara da Silva, Maria Vitória da Silva, Flávia Scardilli e Bruno Bomfim têm várias ideias que eles acreditam que vai tornar Jundiaí uma cidade muito melhor para as crianças. “Nós temos aulas de educação financeira aqui na escola e acho todas as crianças deveriam ter”, diz Maria Vitória. “Eventos como o ‘Domingo no Parque’, em que eu posso levar meu cachorro para passear, também poderiam ser mais frequentes, porque é importante a gente ter opções de lazer fora de casa”, opinou Bruno. Para Flávia, ampliar a segurança nas ruas para que as crianças possam caminhar mais também deve ser prioridade.

Nesta sexta-feira (19), eles ficaram sabendo que, em breve, poderão apresentar suas ideias diretamente para a prefeitura, já que Jundiaí agora integra a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças. “A adesão tem por objetivo incentivar a participação das crianças nos processos de discussão sobre ações para a cidade que resultem em melhor qualidade de vida para todos os habitantes”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado. O decreto publicado esta semana prevê a criação de um Comitê de Crianças, que vai poder opinar na definição das políticas públicas da cidade.

Fundador da rede, o pedagogo italiano Francesco Tonucci destacou a coragem da administração municipal em aderir à iniciativa. “Sempre digo que é uma atitude corajosa porque surgirão demandas que, em alguns casos, vão exigir mudanças de postura nos gestores dos municípios. Jundiaí dá um passo importante na melhoria da qualidade de vida de toda a população ao fazer parte do projeto. É uma forte demonstração de compromisso”, disse.

Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alda Maria Carrara, trata-se de uma importante conquista, especialmente no que se refere ao trabalho de prevenção da violação de direitos. “É fundamental a participação do poder público municipal no cuidado que precisamos ter com as crianças e adolescentes em todas as situações. Essa proximidade, que dará voz a esse grupo, com certeza tem potencial para gerar muitos ganhos. Será uma ferramenta de apoio ao trabalho que realizamos no conselho”, comentou.

Troca de experiências
Esta semana, o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, a diretora de Projetos Urbanos, Aline Cannataro de Figueiredo e a arquiteta do Departamento de Urbanismo, Alissandra Bernardini de Oliveira, representaram Jundiaí em um evento sobre o tema na cidade de Rosário, na Argentina, que aderiu à Rede muitos anos atrás e já implantou uma série de políticas públicas com foco nas crianças a partir do que elas próprias entenderam ser importante.

Segundo Peroni, a adesão é o primeiro e importante passo. “Já existe um grupo interdisciplinar de trabalho com representantes de várias unidades de gestão da Prefeitura e também do CMDCA que vem discutindo questões voltadas às crianças. A partir de agora, o grupo, que se reúne semanalmente, vai dar continuidade aos próximos passos, que visam a definição de medidas efetivas que promovam a qualidade de vida no Município sob a ótica das crianças”, ressalta. No Brasil, apenas a cidade de Boa Vista, capital do Estado de Roraima, já aderiu à Rede, que conta com municípios de vários países do mundo.

T_criançada


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-adere-a-rede-latino-americana-cidade-das-criancas/
Desenvolvido por CIJUN