Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí amplia resolutividade e serviços na atenção básica

DA REDAÇÃO | 07/04/2019 | 05:01

Os anos de 2017 e 2018 foram de organização para as contas da Prefeitura de Jundiaí, mesmo assim, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) conseguiu colocar em prática programas que melhoram a resolutividade do atendimento na atenção básica, além de ampliar o conforto e qualificar os serviços prestados. Neste ano, a meta é dar continuidade aos programas, com a implantação do conceito Nova UBS em mais Unidades Básicas de Saúde, além de dar início à implantação da Clínica da Família e da Unidade Pré-Hospitalar da Vila Hortolândia.
“A Saúde é um dos pilares da nossa administração, e desde o primeiro dia da nossa gestão, trabalhamos para proporcionar melhorias à rede. Reduzimos filas, ampliamos a oferta de alguns exames em até 50% e fizemos contratações de mais de 50 profissionais para a recomposição do quadro de servidores. Sabemos que ainda temos que melhorar, e por isso, os investimentos continuam avançando. Temos a construção da Nova UBS Jardim do Lago a ampliação da unidade do Traviú e construção no Jundiaí Mirim. Ainda temos a iniciativas em parceria com a sociedade, para a melhoria estrutural do Hospital São Vicente de Paulo”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado.
Ainda constam nos projetos da UGPS as entregas de reformas ambientais e ampliações de atendimentos em outras UBSs, como Comercial e Corrupira, além da Agapeama e a Clínica da Família da Vila Hortolândia. “Com a implantação do conceito Nova UBS conseguimos ampliar a qualidade do atendimento, já que contamos com os programas ‘Posso Ajudar’ e ‘Guardião da Saúde’ para que o usuário tenha orientação durante todo o período que esteja no equipamento de saúde e também possa classificar, por meio de uma avaliação feita em um totem, de forma anônima, o serviço que recebeu. Essas informações colaboram para o melhor gerenciamento dos serviços e solução das necessidades apontadas”, detalha.
A Vila Hortolândia será o próximo bairro a receber uma unidade de atenção básica com 85% de resolutividade. “A Clínica da Família da Vila Hortolândia terá o edital para a continuidade da construção – interrompida no início de 2017, por solicitação da empresa – lançado ainda neste ano. O prédio abrigará o atendimento da atenção básica em um andar, e, no segundo, o atendimento de urgência e emergência pela Unidade Pré-Hospitalar, com oferta de exames de ultrassom, eletrocardiograma, raio-x e análises clínicas. Desta forma garantiremos a resolutividade para o atendimento da população, num prédio moderno, confortável e acessível”, destaca.
Os resultados já começam a ser colhidos, com a cidade sendo reconhecida como o Município com mais de 300 mil habitantes que mais investe em saúde per capta, no ano de 2017, com R$ 926, além de reduzir a Taxa de Mortalidade Infantil de 10,55 em 2017 para 7,23 em 2018.

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí

Foto: Rui Carlos/Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-amplia-resolutividade-e-servicos-na-atencao-basica/
Desenvolvido por CIJUN