Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí: Duas primeiras mortes por suspeita de coronavírus

Da Redação | 25/03/2020 | 19:40

A Prefeitura de Jundiaí confirmou, através de nota no final da tarde desta quarta-feira (25), os dois primeiros óbitos suspeitos em virtude do novo coronavírus (covid-19). Segundo o boletim atualizado, a cidade tem três casos confirmados e 101 casos suspeitos aguardando resultados. A assessoria informou, ainda, que os óbitos foram em decorrência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A Prefeitura de Jundiaí informa que, a partir da determinação estadual para a realização de exames para a identificação do novo coronavírus apenas em pessoas com SRAG.

Desse total, 14 pessoas estão internadas em hospitais públicos e privados da cidade, além de dois óbitos registrados por SRAG. Os demais aguardam em isolamento domiciliar e devidamente orientados conforme determinação do Ministério da Saúde. A cidade contabiliza, no total, 120 notificações, 16 negativados e 3 positivos.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, os casos tiveram amostras colhidas para análise para o Instituto Adolfo Lutz para a identificação do vírus causador da patologia. A expectativa da conclusão do laudo é superior a 15 dias.

Os pacientes diagnosticados com síndrome gripal são orientados para o isolamento domiciliar, conforme preconiza o Ministério da Saúde, sem a necessidade de coleta de exames. Familiares dos casos suspeitos identificados estão devidamente orientados pelas equipes de Saúde com relação às medidas preventivas para evitar contágio, como uso de máscaras, higienização das mãos e não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

NA REGIÃO
Com 163 casos suspeitos é preciso conter o movimento pandêmico regional. Por isso, as cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí têm realizado medidas efetivas em cada município.

Cabreúva tem 13 casos suspeitos de coronavírus e um descartado. A cidade realizou a higienização de diversas áreas públicas da cidade na última terça-feira (24). Vários pontos foram desinfectados, como a frente da Santa Casa, da UPA e rodoviária. Além disso, para incentivar que a população permaneça em isolamento, a partir da próxima semana serão transmitidas aulas de zumba on-line.

A Prefeitura de Campo Limpo Paulista investirá três milhões de reais no sistema de saúde. No entanto, a medida ainda aguarda pela votação na Câmara Municipal. Atualmente a cidade contabiliza nove casos suspeitos.

Itupeva, por sua vez, possui um caso confirmado, dois suspeitos e um negativado. A cidade adotou medidas preventivas para a população em situação de rua. Foi definido um local temporário para o acolhimento neste período de quarentena, onde será disponibilizado espaço para higiene pessoal, alimentação e controle diário de possíveis sintomas do coronavírus.

Com 18 casos suspeitos, o município de Várzea Paulista segue com a orientação generalizada para quarentena e, mesmo após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, o isolamento tem sido respeitado pela população.

Louveira segue com 16 casos suspeitos. Para evitar a aglomeração todos os eventos religiosos continuam suspensos e estabelecimentos comerciais fechados.

Jarinu registra quatro casos suspeitos. Para evitar as fake news e informar a população, a equipe de gestão realiza todas as tardes atualização via redes sociais.


Leia mais sobre | | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-confirma-as-duas-primeiras-mortes-por-suspeita-de-coronavirus/
Desenvolvido por CIJUN