Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí deixa de captar para ajudar Campinas

| 20/10/2014 | 19:32

Sem contar com represa de captação, Campinas coleta água diretamente no leito do rio para abastecer a população. Com a redução da vazão, a situação ficou crítica. Jundiaí deixou de captar água no rio Atibaia por três horas durante todo o final de semana para ajudar no atendimento daquela cidade.

De acordo com nota da DAE Jundiaí, a interrupção foi iniciada na quinta-feira (16) e foi repetida na sexta-feira (17) e no sábado (18), por três horas nos horários de pico. Segundo o texto, a manobra “é uma manobra técnica que faz a água chegar mais rápido em Campinas, cidade extremamente afetada pela falta de água”. Ainda de acordo com a nota, “a DAE Jundiaí reafirma que esta é uma ação temporária, em solidariedade ao município vizinho, e não afetará o abastecimento aos jundiaienses”

O abastecimento em Jundiaí, conforme explica a assessoria do órgão, ainda é normal. “A equipe técnica da DAE está em alerta, monitorando o volume de água que entra na represa e o que sai. Atualmente o consumo médio é de 1.500 litros por segundo, sendo que 1.200 litros por segundo são captados do Rio Atibaia, conforme outorga do DAEE. Mas, com o aumento das temperaturas, é de suma importância que a população continue economizando para preservar o volume da represa até o período de chuvas.”


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-deixa-de-captar-para-ajudar-campinas/
Desenvolvido por CIJUN