Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí e Campo Limpo Paulista começam campanha contra sarampo e poliomielite em 6 de agosto

DA REDAÇÃO | 18/07/2018 | 11:55

A Campanha Nacional Contra Sarampo e Poliomielite começa no dia 6 de agosto, em Campo Limpo Paulista e em Jundiaí. A campanha foi anunciada pelo Ministério da Saúde, devido ao aumento de casos das doenças na vizinha Venezuela. Procurada, a Secretaria de Saúde do Estado informou, por meio da assessoria de imprensa, que ainda não tem nenhuma definição estadual. Outros municípios da Região ainda não divulgaram adesão à campanha. Em Jundiaí, a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde informa que a campanha será realizada entre os dias 6 e 31 de agosto, com o “Dia D” no dia 18. As diretrizes sobre o público-alvo ainda estão sendo definidas pela Secretaria Estadual de Saúde e serão divulgadas posteriormente.

Já em Campo Limpo, as doses serão aplicadas nas unidades básicas de saúde (exceto Jardim Europa e Vila Marieta) até o dia 24 de agosto, sempre das 7h30 às 12h e das 13h às 15h30. O “Dia D” será em 18 de agosto, sábado, das 8h às 17h. O público-alvo é formado por crianças de 1 ano até 4 anos, 11 meses e 29 dias. A dose vale para as crianças que já tomaram a vacina, já que pode ser aplicada uma dose de reforço. De acordo com a Vigilância em Saúde de Campo Limpo Paulista, a cobertura recomendável pelo Ministério da Saúde para as vacinas é de 95%. No entanto, a exemplo de outros municípios brasileiros, o número está abaixo da meta na cidade. No caso do sarampo, hoje a cobertura está em 73,02%. Sobre a poliomielite, o número de vacinados representa 83,42%.

Vale lembrar que o sarampo é uma doença que pode levar à morte. Os sintomas são tosse, febre, irritação ocular, corrimento no nariz, manchas vermelhas na pele, pode causar infecção nos ouvidos, pneumonia e convulsões. A transmissão é pelo ar, por meio de tosse, espirro, fala ou respiração e a única forma de prevenção é a vacina. Já a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é provocada por um vírus que afeta o sistema nervoso, que pode levar à paralisia irreversível dos membros. Por isso, a orientação é que os pais não deixem de vacinar as crianças.

IMPORTANTE
Com relação ao sarampo, a orientação do Ministério da Saúde é para que todas as crianças, adolescentes e adultos até 29 anos recebam duas doses previstas para a imunização. Adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose. É importante frisar que, neste caso, não trata-se de campanha. Essa vacina para esse público está disponível nas unidades básicas como vacina de rotina. Por isso, a orientação é consultar as carteiras de vacinação e comparecer ao posto de saúde mais próximo para a atualização, caso necessário.

vACINA pOLIOMELITE


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-e-campo-limpo-paulista-comecam-campanha-contra-sarampo-e-poliomelite-em-6-de-agosto/
Desenvolvido por CIJUN