Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí é referência nacional para a prática de slackline e highline

FELIPE CARDOSO | 07/04/2019 | 05:00

Ainda visto como novidade no mundo dos esportes, o slackline é coisa séria para a Slackback, equipe de Jundiaí especializada nessa prática esportiva.
A equipe disputa torneios por todo o Brasil buscando divulgar e profissionalizar cada vez mais o slackline no país. “Começamos há sete anos e três desses anos foram dedicados ao trickline, modalidade em que o praticante realiza saltos acrobáticos em cima de uma fita de 50 milímetros. Participamos de campeonatos por todo o Brasil e atualmente Jundiaí é referência nacional nos lugares destinados à prática, como o Vale Azul no Caxambu, o Parque da Represa, o Jardim Paulista e a própria Serra do Japi.”, comentou Flávio Peixoto, 31 anos, atleta e um dos criadores da equipe jundiaiense.
Depois de muita prática no trickline, a equipe jundiaiense se arriscou no highline. “Nessa modalidade a fita é ancorada a mais de 30 metros de altura, mas não existem tantas competições. Nessa caso são encontros onde os praticantes trocam experiência entre eles”, explica
Ainda neste mês, a equipe irá representar Jundiaí no Festival Gravatation de Highline, que será realizado em Florianópolis. “Teremos travessias com fitas de mais de 300 metros de distância, Também participaremos de palestras referentes a segurança e montagem dessas fitas longas”, conta Flávio.
Quando não estão em Festivais, a equipe procura explorar picos cada vez mais desafiadores. “Dos lugares mais marcantes que praticamos estão as nuvens da Pedra da Gávea, o maior conjunto rochoso a beira mar do mundo, 840 metros acima do nível do mar. Cachoeiras e prédios também são muito legais.”
Outro membro da equipe jundiaiense é Vitório Barro, de 45 anos, que há poucos anos mal conhecia o esporte. “Minha filha de dez anos me apresentou o slackline no dia do meu aniversário, há cinco anos, e o que era pra ser um presente acabou sendo algo que entrei de cabeça”, revela.
Segundo Vitório, o esporte ensina coisas que as pessoas levam para a vida. “Você ganha concentração, foco, disciplina e ainda aprende a ter uma respiração correta”.

Foto: Alexandre Martins


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-e-referencia-nacional-para-a-pratica-de-slackline-e-highline/
Desenvolvido por CIJUN