Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí está em estado de observação com umidade relativa do ar em 51%; se hidratar é fundamental

VINÍCIUS SCARTON | 27/06/2018 | 05:25

Embora o tempo esteja seco em Jundiaí, o coordenador da Defesa Civil, coronel João Osório Gimenez Germano, informa que o município está em estado de observação. “Hoje, por exemplo, a umidade Relativa do Ar (URA) registra 51%”, afirma. Segundo ele, na quinta-feira (28) a umidade deve cair levemente, para 50%. “Já na sexta-feira (29) teremos uma baixa umidade relativa do ar, chegando a 26%, quando a cidade entrará em estado de atenção”, adianta. No sábado (30), segundo Gimenez, a umidade deve permanecer em 26% e só deve subir a partir do domingo (1º), quando a cidade voltará a ficar em estado de observação, atingindo a marca de 36%.

CLIQUE AQUI E LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE JUNDIAÍ

O coordenador da Defesa Civil ressalta, ainda, que a cidade não será atingida por chuvas e as temperaturas devem continuar agradáveis até o dia 5 de julho. “Neste período teremos oscilações entre o estado de observação e atenção”, reforça. Gimenez salienta que a umidade do ar é inversamente proporcional a temperatura. “O seu valor mínimo ocorre, na maioria dos casos, durante à tarde quando a temperatura está mais alta.” Entre os problemas decorrentes da baixa umidade do ar, Gimenez elenca as complicações alérgicas e respiratórias (leia mais ao lado), devido ao ressecamento da pele, de mucosas e sangramento do nariz, bem como irritação dos olhos. Neste período também são comuns aumento de incêndios em pastagens e florestas.

No estado de observação, Gimenez explica que não há recomendações específicas, embora a hidratação seja importante. “Mas no estado de atenção é recomendado evitar exercícios físicos ao ar livre, normalmente no período da tarde. Além de umidificar o ambiente com vaporizador, toalha molhada e recipiente com água”, diz. De acordo com o Núcleo de Gerenciamento de Emergência (órgão da Defesa Civil Estadual), a quarta-feira (27) terá tempo nublado com poucas nuvens. A máxima prevista será de 26º e e a mínima de 16º e se manterá até sábado (30).

Foto: Arquivo/Jornal de Jundiaí

Foto: Arquivo/Jornal de Jundiaí


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-esta-em-estado-de-observacao-com-umidade-relativa-do-ar-em-51-se-hidratar-e-fundamental/
Desenvolvido por CIJUN