Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí está entre as 5 cidades mais transparentes

DA REDAÇÃO | 23/02/2019 | 05:05

Jundiaí ficou entre as cinco cidades aprovadas no quesito transparência passiva após uma análise realizada em 57 municípios pelo Observatório Social do Brasil, uma instituição não governamental e sem fins lucrativos que fornece metodologia para que os Observatórios Sociais municipais atuem no controle social do poder público. A transparência passiva é quando a administração é estimulada pelo cidadão a fornecer informações que não estão claras ou acessíveis.

O prefeito Luiz Fernando Machado destaca a importância do resultado para o Município. “Desde o início do governo, temos pautado nossas ações na responsabilidade fiscal e clareza nas divulgações. Um exemplo disso ocorreu logo no primeiro mês de gestão, quando publicamos no site oficial da prefeitura uma relação de dívidas com fornecedores, herdadas da administração anterior, para informar o contribuinte sobre as finanças da cidade. Passados dois anos,  após colocar ordem na casa, retomamos o Programa de Educação Fiscal, que mostra para o contribuinte onde está sendo empregado cada real do orçamento”, comentou.

Desde 2010, a Prefeitura disponibiliza no Portal da Transparência (https://transparencia.jundiai.sp.gov.br/) informações detalhadas sobre arrecadação e destinação de impostos, o que permite ao cidadão acompanhar como o dinheiro dos tributos pagos se transformam em serviços que melhoram a sua qualidade de vida. O Portal foi criado pelo Decreto Municipal 22.292/10 e é administrado pela Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). Outra ferramenta fundamental para dar mais transparência para o gasto público é o sistema Compra Aberta, que existe desde 2002, e proporciona mais eficiência na gestão das compras, transparência para os fornecedores e economia para os cofres públicos.

Para o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, além de estar em sintonia com os princípios da eficiência e da publicidade, que devem ser respeitados pelo administrador público, o portal é uma importante ferramenta de controle do cidadão. “Nele é possível verificar quais convênios são assinados pelo município, a tabela salarial e o número de servidores, o montante que é investido em áreas prioritárias como educação e saúde, ou seja, informações que permitem ao contribuinte, por exemplo, entender e melhor avaliar a atuação da administração municipal”, destacou.

Em dezembro de 2017, a prefeitura lançou oficialmente o Observatório de Políticas Públicas de Jundiaí, com o objetivo de divulgar um conjunto de indicadores da cidade e aumentar a transparência dos atos públicos. Na ocasião, o prefeito Luiz Fernando Machado ressaltou que é uma prioridade do seu governo a divulgação de dados mais compreensíveis pela população para que, desta forma, “o munícipe se torne mais consciente das ações e serviços que a Prefeitura realiza e que impactam na sua qualidade de vida”.

JOSE ANTONIO PARIMOSCHI GESTOR DE FINANCAS DA PREFEITURA DE JUNDIAI


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-esta-entre-as-5-cidades-mais-transparentes/
Desenvolvido por CIJUN