Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Educação: Jundiaí está prestes a zerar fila para crianças de três anos

DA REDAÇÃO | 14/07/2019 | 05:01

A Unidade de Gestão da Educação (UGE) ofertou, no primeiro semestre deste ano, 439 vagas a mais em creches para crianças com três anos de idade (Grupo 3). Em 2019, o número de atendidos nessa faixa etária chega a 3.103 (2.181 em período integral e 922 em período parcial), ante 2.664 vagas ofertadas no ano passado (2.073 em período integral e 591 em período parcial). “O aumento das vagas em creches é um dos pilares do programa Escola Inovadora e, por isso, vamos continuar trabalhando para reduzir a fila de espera e, junto com isso, aprimorar a qualidade do atendimento”, destaca o prefeito Luiz Fernando Machado.

Com a medida, a fila de espera por uma vaga no G3 foi praticamente zerada e hoje conta com 76 crianças. “Ofertamos aos pais de cada uma delas uma vaga em uma outra escola que não havia sido indicada como primeira opção no ato da inscrição, mas eles preferiram aguardar por um lugar na unidade escolhida”, explica a gestora de Educação, Vasti Ferrari Marques.

Segundo Vasti, a ampliação do atendimento para o G3 foi possível graças ao processo de reorganização das escolas municipais, intensificado a partir do ano passado. Salas que antes estavam ociosas ou subutilizadas foram readequadas e transformadas em espaços para as crianças. “Nós identificamos também que havia unidades do ensino fundamental com queda no número de matrículas, o que deixava algumas salas sem uso. Fizemos a transferência dos alunos para outras escolas próximas e abrimos mais vagas de creche”, detalha a gestora.

Recém-matriculados

A moradora do Jardim Novo Horizonte, Sue Ellen Bruna Ruiz Ribeiro conseguiu garantir a matrícula do filho Kauã, de três anos. Após a inscrição, em outubro do ano passado, conseguiu uma vaga para o filho na Emeb Martha Burgos. “Fiquei muito feliz porque é nítido a melhora no desenvolvimento do meu filho desde que ele começou a frequentar a creche. Hoje ele interage melhor com outras crianças”, diz. “Além disso, com ele na escola em período integral, consigo me dedicar à produção de doces para vender e gerar uma renda extra para a família”, acrescenta.

Quem também conseguiu efetivar matricular para a filha Yasmin foi a agente de desenvolvimento infantil Daniela Silva Maccei, também na Emeb Martha Burgos. “Conheço o trabalho realizado na rede municipal de ensino há muitos anos e sei da importância de ter o filho frequentando a escola a partir dos primeiros anos de vida”, comenta.

Novas vagas

A lista de espera atual tem 2.330 crianças, abrangendo todas as faixas etárias. Ao todo, este ano, a UGE oferta 7.578 vagas em creches no município, sendo 4.808 em escolas públicas e 3.490 vagas contratadas em instituições de ensino particulares.
Para o ano que vem, a expectativa é oferecer pelo menos mais 520 vagas em creches somente com a entrega da unidade atualmente em construção no Residencial Jundiaí (120 vagas) e com a adequação do antigo prédio da UBS Novo Horizonte (400 vagas). “Vamos continuar com o processo de reorganização das escolas para tentar ampliar ainda mais o atendimento em todas as regiões da cidade”, garante Vasti.

Moradora do Jd. Novo Horizonte, Sue Ellen Bruna Ruiz Ribeiro conseguiu matricular o filho Kauã na Emeb Martha Burgos


Leia mais sobre | |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-esta-prestes-a-zerar-fila-para-criancas-de-tres-anos/
Desenvolvido por CIJUN