Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí fará agendamentos para imunizar animais contra raiva

DA REDAÇÃO | 24/07/2019 | 10:55

A Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos, que tradicionalmente é realizada no mês de agosto, não será realizada neste ano no Estado de São Paulo. O motivo é a não entrega das doses pelo Ministério da Saúde (MS) em tempo hábil para realizar a imunização dos animais. A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) possui um estoque estratégico de menos de 1.000 doses que seriam destinados para situações pontuais, como bloqueios de foco positivo e em animais contatantes com morcegos. “Parte desse estoque será disponibilizado para a população, a partir de agendamento, iniciado nesta terça-feira (23), evitando-se perdas e garantindo a imunização de alguns animais”, informa o gerente da UVZ, Carlos Ozahata.

O munícipe interessado deverá ligar para a Zoonoses e será informado em qual data poderá levar o seu animal à sede da unidade para receber o imunização. A vacina é a única forma de prevenção da raiva nos cães e gatos. “A nossa região tem detectado a presença de morcegos positivos para a doença todos os anos e, por isso, há risco de transmissão para os nossos animais de estimação”, afirma o gerente.

Jundiaí não tem caso de raiva em cães e gatos há mais de 30 anos, no entanto, a positividade em alguns morcegos exige cuidados. “Por isso, é essencial que a população esteja atenta aos exemplares que apresentem comportamento suspeito: voando durante o dia, caídos no chão, pendurados em beirais, cortinas ou corrimões. Dessa forma, é importante não manusear os morcegos em hipótese alguma, mesmo quando encontrados mortos. Nessas situações, a orientação é colocar um pote ou balde sobre o animal – se for possível e seguro – e isolar o local, além de comunicar imediatamente a Prefeitura de Jundiaí pelo telefone 156”, detalha. Os morcegos são animais são protegidos por lei e não devem ser caçados ou mortos, pois são essenciais para manutenção do equilíbrio ambiental.

A UVZ está localizada na Rua dos Bandeirantes, 375 – Ponte de Campinas e atende de segunda a sexta-feira (das 8h às 11:30h e das 13h às 16:30h). O agendamento está disponível a partir desta terça-feira, exclusivamente pelo telefone (11) 4521-0660.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-fara-agendamentos-para-imunizar-animais-contra-raiva/
Desenvolvido por CIJUN