Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí gera 270 vagas de emprego em setembro

ARIADNE GATTOLINI | 24/10/2018 | 06:00

Jundiaí gerou, em setembro, 270 vagas de empregos, segundo o Caged. Destas, 243 foram para a indústria de transformação – o que é uma excelente notícia, já que o setor tem melhor remuneração para o trabalhador. A boa performance colocou Jundiaí na 19ª posição nos 370 municípios analisados pelo Caged (em julho, Jundiaí estava na 308ª posição). A construção civil criou 23 vagas, enquanto o comércio abriu 12 novas vagas. O único setor que teve retração foi o de serviços, que perdeu 18 posições no mês. No total acumulado do ano, até setembro, o número de vagas criadas foi de 2.208, com a abertura de 46.293 postos de trabalho contra 44.085 demissões.

Segundo o gestor de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Jundiaí, Messias Mercadante de Castro, a tendência é que o bom resultado se repita até dezembro. “Com as festas de final de ano, é comum o comércio e serviços contratar mais.” O gestor afirma que os setores que mais contrataram da indústria de transformação foram eletro-eletrônicos, peças para a indústria automobilística e farmacêutico.

O diretor-titular do Ciesp de Jundiaí, Marcelo Cereser, afirma que, na macro-região de Jundiaí, que engloba 11 cidades, o saldo positivo foi de 50 vagas. “Há municípios que contrataram muito e outros com menor performance.” Cereser é da mesma opinião que o economista Messias Mercadante. “Logo após as eleições, já podemos equalizar o desempenho da economia, com tendência de melhoras. Com o rescaldo do processo eleitoral, será mais fácil tomar decisões e isso vai refletir na economia.”

Para o diretor do Ciesp, o ano que vem já irá se iniciar com melhores perspectivas econômicas. “Novos rumos serão delineados e isso vai gerar melhor expectativa.” Na macro-região do Ciesp, as melhores performances industriais ficaram para os setores de autopeças, máquinas elétricas, têxteis e bebidas.

Indústria de transformação do Paraná acumula o maior crescimento do País. Foto: Gilson Abreu/Fiep/Arquivo ANPr

Indústria de transformação do Paraná acumula o maior crescimento do País.
Foto: Gilson Abreu/Fiep/Arquivo ANPr


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-gera-270-vagas-de-emprego-em-setembro/
Desenvolvido por CIJUN