Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí inaugura Fab Lab nesta sexta, no Complexo Argos

VINICIUS SCARTON | 22/11/2018 | 05:00

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação, inaugura nesta sexta-feira (23), às 10 horas, o Fab Lab (Fabrication Laboratory), um laboratório de incentivo à produção criativa montado no Complexo Argos. Segundo a gestora da pasta, Vasti Ferreira Marques, o Fab Lab é na realidade “uma grande fábrica de ideias”, um verdadeiro laboratório de soluções, criado para trabalhar com os estudantes. “Por aqui os alunos terão todos os equipamentos e máquinas necessárias para os seus protótipos”, explica.

Vasti reforça que o propósito é fazer com que as crianças sejam protagonistas dos processos de solução de problemas. “Afinal, no futuro elas serão as pessoas que comandarão a nossa cidade”, destaca. A estrutura do Fab Lab será formada por professores da rede municipal, além de dois gurus, um manager e um coordenador pedagógico. “Eles serão responsáveis pela conexão com as escolas, sendo organizado pelo Centro de Tecnologia, num formato extremamente pedagógico”, descreve.

Na tarde de ontem, funcionários da prefeitura realizavam os últimos ajustes e instalações de equipamentos no ambiente onde funcionará o Fab Lab, que ocupará uma área com mais de 100 metros quadrados e contará com sala de espera, local para alimentação, bancadas, projetores e vitrine com materiais confeccionados por alunos, máquinas 3D, cortadores a laser, projetores e uma TV, que estará conectada com os demais Fab Labs pelo mundo.

“Através dessa conexão, as crianças em tempo real poderão acompanhar a atuação dos Fab Labs pelo mundo, como na França, Inglaterra, Estados Unidos, Itália, ou seja, elas poderão conversar e interagir para solucionar os problemas, por meio de experiências internacionais, com uma mediação do conhecimento em outra língua e parâmetros com outras culturas”, informa.
As inscrições para o Fab Lab serão feitas pelas escolas e os projetos contarão com orientações do manager e também pelo coordenador pedagógico até o momento em que os alunos estiverem preparados para frequentar o laboratório.

ESCOLA INOVADORA
O Fab Lab faz parte do Programa Escola Inovadora e é uma das ações da Rede Jundiaí de Cooperação, cujo termo de adesão entre a Prefeitura de Jundiaí e o Sesi foi assinado no dia 12 de maio, com objetivo de desenvolver programas nas áreas de ciência e tecnologia. De acordo com gestora da Educação, a solenidade contará com a presença do presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do estado de São Paulo), Paulo Skaf, entre outras autoridades e convidados.

Foto: Rui Carlos

Foto: Rui Carlos


Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-inaugura-fab-lab-nesta-sexta-no-complexo-argos/
Desenvolvido por CIJUN