Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí inicia vacina para maiores de 20

SIMONE DE OLIVEIRA | 19/11/2019 | 05:00

Entre 18 e 30 de novembro o público de 20 a 29 anos pode participar da segunda fase da campanha de vacinação seletiva contra o sarampo. A imunização está sendo feita em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínica da Família Novo Horizonte, durante o horário de funcionamento dos equipamentos, com o objetivo de vacinar quem não possui a caderneta de vacina ou estiver em atraso.

Quem não conseguir se vacinar durante a semana, no próximo dia 30 será a vez do Dia D nas unidades da Hortolândia, Tamoio, Rami e na Clínica da Família. Em Jundiaí já foram registrados 78 casos positivos da doença e 317 notificações.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, nesta faixa etária, entre 20 e 29 anos, o esquema vacinal com a tríplice viral é de duas doses.

Para esta campanha, não foi estabelecida meta, porque muitas pessoas já estão vacinadas na cidade.
“A adesão de adultos ou de adolescentes é sempre mais difícil. Quando se trata de criança, os pais têm a preocupação e levam para vacinar. É importante que o público-alvo da campanha procure as UBSs para avaliação da caderneta de vacinas e, se necessário, receba a vacina. Nessa faixa etária, o esquema vacinal com a tríplice viral é de duas doses. Para os que não têm caderneta, é indicado iniciar também o esquema de dupla adulto e hepatite B”, adianta a enfermeira.

Durante a campanha do sábado, as unidades ficarão abertas das 8 às 17 horas exclusivamente para a imunização contra o sarampo.

CRIANÇAS
Mesmo com a vacinação para esta faixa etária, a imunização de crianças menores de 5 anos continua nas UBSs. A importância e atenção dos pais e responsáveis deve ser para os bebês menores de um ano, que passaram a ser vacinados a partir dos 6 meses. Neste público em específico, Jundiaí conta com 86% de cobertura.


Leia mais sobre |
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-inicia-vacina-para-maiores-de-20/
Desenvolvido por CIJUN