Jornal de Jundiaí | https://www.jj.com.br

Jundiaí já registra 52 casos notificados de escorpiões

DA REDAÇÃO | 06/12/2019 | 20:23

Jundiaí registrou, até agora, 52 casos de notificações com escorpiões na cidade, sendo 39 ocorrências envolvendo o artrópode. Nenhum óbito foi registrado até o momento. As informações são Unidade de Vigilância do Zoonoses (UVZ), órgão vinculado à Unidade de Gestão e Promoção da Saúde (UGPS).

O acesso dos escorpiões as residências, muitas vezes, se dá pelos ralos. Para tentar controlar a entrada, é importante deixar ralos tapados e também vedar portas, rodapés e manter janelas fechadas, por onde o animal pode acessar a casa

Vigilância Epidemiológica esclarece que monitora as áreas de ocorrência de escorpiões com a aplicação de armadilhas de verificação instaladas em tubulações de rede pluvial e de esgoto. Atualmente, 200 armadilhas estão instaladas e a verificação é feita periodicamente. “Neste período do ano, também é necessário que a população redobre a atenção às residências para evitar que esses artrópodes se alojem em ambiente doméstico”, destaca o veterinário da Zoonoses, Luis Gustavo Grijota Nascimento.

Ao encontrar escorpião na residência, a Unidade de Vigilância de Zoonoses orienta que, sempre que possível e seguro, deve-se matar ou aprisionar o animal em um pote ou vasilhame e encaminha-lo à UVZ. O telefone para solicitação de averiguação é o 156.


Leia mais sobre
Link original: https://www.jj.com.br/jundiai/jundiai-ja-registra-52-casos-notificados-de-escorpioes/
Desenvolvido por CIJUN